Título da Monografia:

O uso do nome social na escola hilda granemann de sousa caic


Autores:

Jeana Zago


Orientadores:

Não Informado


Assunto:

Educação básica, Nome social, Gays e Transgêneros


Resumo:

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou em julho de 2017 o parecer que autoriza a utilização do nome social em escolas da Educação Básica, portanto, a partir dessa resolução as instituições de ensino passaram a ter regras sobre como proceder na utilização do nome social de travestis e transexuais. Considerando esta legislação vigente, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar como o nome social está sendo trabalhado na Escola Hilda Granemann de Souza (CAIC) a fim de sugerir ações para ampliar o seu uso junto a comunidade escolar e seus atores sociais. Em termos metodológicos, o trabalho possui natureza qualitativa, apresenta os tipos de pesquisa exploratória, estudo de caso e descritiva. Foi desenvolvido junto aos professores que atuam com os alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, sendo os dados coletados através de um questionário aplicado a esse público-alvo e analisados por meio de gráficos. Os resultados obtidos mostram que a maioria, 91,3% sabem o que é o nome social e como diferenciá-lo do nome civil e também estão cientes de que o nome social é um direito assegurado por lei federal a todos os estudantes, mas, 60,9% disseram não ter lecionado para alunos que usavam o nome social registrado no diário de classe. Para 42,6% dos educadores entrevistados o preconceito é um dos maiores responsáveis pelos altos índices de evasão de alunos gays e transgêneros da educação básica. E 56,5% apoiam o uso do nome social na escola, porém, 43,4% dos entrevistados dizem não apoiar ou então ser indiferentes ao uso. E a partir dessas informações foram então sugeridas 7 ações práticas que envolvem a comunidade escolar, os educadores, os alunos, os pais e o poder público, a fim de conscientizá-los sobre a importância de se respeitar esse grupo que se faz presente em todo ambiente escolar e na sociedade como um todo.


PDF:
Download

Indexado em: julho 2, 2021
Áreas Associadas: Pedagogia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação