Título da Monografia:

O desenvolvimento da leitura nos anos iniciais


Autores:

Simone Eger


Orientadores:

Sonia de Fátima Gonçalves


Assunto:

Desenvolvimento, Leitura, Crianças, Escolas


Resumo:

Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da leitura nos anos iniciais. A leitura possui instrumentos por excelência da comunicação, aquisição e do conhecimento, formação de hábitos e atitudes da criança. A leitura pode ser definida de varias maneiras, a partir do enfoque a ser tomado: onde o ato de ler torna essencial para cada individuo bem como ajudá-lo a ser um sujeito atuante na sociedade em que vive. A leitura intervém em todos os fatores intelectuais, repercute na manifestação oral e escrita do estudante, na organização de seu raciocínio e expressão. Da boa leitura advém uma série de consequências que envolvem o domínio cognitivo do aluno, suas emoções e referências. A leitura não só desperta na criança e gosto pelos bons livros e pelo hábito de ler, como contribui para despertar a valorização das coisas, desenvolverem suas potencialidades, estimular sua curiosidade, ampliar horizontes e progredir na busca do conhecimento. Os valores que se podem adquirir através dos livros e da leitura só serão claros, a quem tiver domínio das habilidades da leitura e possuir capacidade intelectual para ler. Sendo a leitura considerada importante para todos os indivíduos de uma comunidade letrada, é fundamental que ela ocupe um espaço nobre na escola. O professor é o mediador entre a leitura e a criança fazendo esta magia acontecer. A leitura na escola promove o desenvolvimento cognitivo, constrói o eixo fundamental para aquisição da escrita, aprimora o desenvolvimento, a capacidade simbólica e oferece fruição estética. Ler para as crianças é uma atividade fundamental. A leitura ocupa horário nobre da sala. É uma das maneiras mais eficazes para fazer com que a criança se interesse pela leitura. O desenvolvimento da leitura leva a criança a se interessar pela história a ser contada deve ser a preocupação de professores e escola.


PDF:
Download

Indexado em: julho 2, 2021
Áreas Associadas: Pedagogia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação