Mirian Carla Ribeiro Balestrin
Noemia Hepp Panke
Leitura, Família, Escola, Professores, Televisão
A presente monografia tem por objetivo levantar algumas questões sobre a construção do hábito da leitura. Busca compreender não só os fatores que contribuem para o fracasso escolar, como também verificar as possibilidades de a escola garantir a todos o direito de se tornarem leitores críticos. Ainda, verificar como os professores trabalham a leitura em sala de aula além de analisar o papel da família na criação e desenvolvimento desse hábito tão difícil de desenvolver nos indivíduos, atualmente. A monografia se baseia na pesquisa bibliográfica, aliada aos estudos e observação dos alunos do 5º ano do Centro Educacional Municipal São Miguel de Fraiburgo, Santa Catarina. A partir dos autores pesquisados, Freire 1989, Lajolo 1993, Silva 1985, Fragoso 1990, Alves1985, entre outros, elaborou-se uma reflexão sobre a aquisição e desenvolvimento da leitura. No primeiro capítulo, apresenta-se um estudo sobre o que é leitura e a importância que exerce na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade.O segundo capítulo analisa-se a relevância da participação dos professores e da família no desenvolvimento do hábito da leitura, pois, sabe-se que a criança sem acesso à prática de leitura em casa, fica em desvantagem diante daquela que vive em um ambiente letrado. Para finalizar, o terceiro capítulo enfatiza a importância da leitura, na alfabetização e durante toda a vida, pois ela é um dos caminhos mais eficazes para a transformação da sociedade. Nesse contexto, se mostra a influência dos meios de comunicação, em especial a televisão, no desenvolvimento do hábito de leitura, que deve ser prazeroso e fundamental para o sucesso escolar e pessoal de cada indivíduo.