Título da Monografia:

Inclusão social e escolar de crianças portadoras de necessidades especiais – surdez


Autores:

Kerolyn Cristina Coronado


Orientadores:

Sonia de Fátima Gonçalves


Assunto:

Inclusão e deficiência auditiva


Resumo:

O presente trabalho de pesquisa focaliza a inclusão de aluno surdo em escola regular, podemos observar o desconhecimento sobre a surdez e sobre suas implicações educacionais, dificuldades na interação professor/intérprete e/ou segundo professor e a incerteza em relação ao papel de cada um . Percebe-se ainda muita dificuldade quanto às adaptações curriculares e estratégias de aula, havendo inconscientemente certa exclusão do aluno com deficiência auditiva em determinadas atividades. Tais aspectos são negligenciados, já que há um pressuposto tácito de que a inclusão escolar é um bem em si. Pretende-se contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades e buscando uma atitude educacional responsável e consequente frente a este grupo.


PDF:
Download

Indexado em: julho 2, 2021
Áreas Associadas: Pedagogia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação