Título da Monografia:

Grêmio estudantil e formação cidadã: potencialidade do exercício da cidadania em estudos e práticas de sociologia


Autores:

Giovani Leonadro Schiavini


Orientadores:

Suzy de Castro Alves


Assunto:

Ensino de sociologia, Novo ensino médio, Formação cidadã, Grêmio estudantil, Metodologias ativas


Resumo:

Desde promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (Lei nº 9.394/1996), o ensino de Sociologia no Ensino Médio, foi considerado necessário ao preparo para o exercício da cidadania. No entanto, desde 2017, com a promulgação do Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), o ensino de Sociologia perdeu a posição de disciplina obrigatória, alterando a oferta de estudos e práticas. Diante deste novo cenário, a pesquisa buscou identificar a participação do Ensino de Sociologia na formação para o exercício da cidadania na Educação Básica, para posteriormente identificar no Grêmio Estudantil – um espaço de exercício da cidadania-possibilidades de interação com os estudos e práticas de Sociologia, do Novo Ensino Médio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa sobre os marcos legais que incidem sobre o ensino de Sociologia no Brasil e em Santa Catarina. Essa pesquisa contribuiu para a discussão sobre o papel da educação enquanto prática social e sobre a presença dos Grêmios Estudantis no espaço escolar. Foram entrevistados professores(as) e gestores(as) de duas escolas da rede municipal do município de Caçador, SC, com o objetivo de identificar a percepção desses profissionais em relação ao Grêmio Estudantil, bem como, quanto as possibilidades de interação das atividades do Grêmio com a prática docente em sala de aula. Como resultado, a pesquisa identificou a concordância da percepção destes(as) profissionais com os objetivos e possíveis interações do Grêmio com os demais segmentos da comunidade escolar, conforme almejado pela Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina. A pesquisa também identificou a receptividade, por parte desses(as) docentes, no que se refere à inclusão das atividades do Grêmio em suas práticas pedagógicas. Diante deste contexto, foi possível verificar que, ao se adotar o Grêmio Estudantil como objeto de conhecimento do ensino de Sociologia do Ensino Médio, oportuniza-se o seu desenvolvimento no contexto das metodologias ativas, contribuindo, assim, à formação cidadã e ao preparo desses(as) estudantes para o exercício da cidadania.


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Indexado em: julho 2, 2021
Áreas Associadas: Pedagogia
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