Luana Cristina Ramos
Sônia Gonçalves
Lúdico, Educar nas séries iniciais, Importância de brincar
Esta monografia tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o lúdico que tem na sua essência o brincar, a diversão e o prazer, como princípio pedagógico para a construção de conhecimentos nas séries iniciais. Este estudo se faz com o intuito de compreender o lúdico, sua essência, importância e ação, explorando seus componentes: o jogo, a brincadeira e o brinquedo como possibilidade de formar sujeitos criativos, críticos e autônomos para atuarem em sociedade. Dessa forma analisamos o lúdico como princípio para a construção de conhecimentos, através de analises teóricas qualitativas de leituras, fazendo considerações relevantes para o nosso estudo, analisando o lúdico como um princípio e não como recurso facilitador da aprendizagem. Dessa forma compreendemos que é preciso que o educador tenha conhecimento do lúdico e suas ações para que incorporem nas suas práxis as manifestações com objetividade, visando realmente aguçar os seus alunos a serem produtores de saberes.