Jucélia Aparecida Ferreira de Lima Palmeira
Sonia de Fátima Gonçalves
Educação inclusiva, Deficiências e Diversidade
Acreditamos que a educação deve ser inclusiva, no sentido de abrir as portas escolares a todas as crianças, assegurando-lhes o ensino de qualidade que tem direito, de modo a atingirem um nível de aprendizagem adequado a suas necessidades e compatível com suas potencialidades. A inclusão da criança no sistema regular de ensino não pode, portanto, perder de vista que as características, habilidades e necessidades de cada um são únicas e merecem atenção e respeito. A perspectiva integradora considera a educação principalmente em sua possibilidade de promover a convivência de desiguais, sem preconceitos, mas com a preocupação constante de garantir que esse contato seja proveitoso para o crescimento de todos. Cada membro do grupo dá e recebe dos outros o estimulo para suprir suas deficiências e desenvolver suas habilidades, construindo conhecendo e criando laços de solidariedade. Ao reconhecer as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar a prática discriminatória e proporcionando alternativas para superá-las conhecendo e aprendendo com a diversidade.