Cláudia Aparecida Ramos
Sonia de Fátima Gonçalves
Aprendizagem, Distúrbio, Dislexia, Neuropsicologia
A presente monografia foi realizada com o intuito de discutir a dislexia, seus principais aspectos, formas, sintomas, um possível tratamento e seus diferentes tipos. Enfatizou-se a relação entre professor e disléxico, já que a dislexia ainda é tratada como uma doença e não como um distúrbio, destacou-se também a questão sobre a relação entre a dislexia e a neuropsicologia, as implicações neuropsicológicas que o transtorno causa e, também, uma possível cura através do método Panlexia. A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem muito comum, bem mais do que se imagina. Muitas pessoas apresentam essa disfunção. Muitos confundem a dislexia com um mau comportamento, indisciplina ou falta de inteligência, mas na verdade o que ocorre é que no período escolar, diante das dificuldades que apresenta, a criança disléxica acaba por mascarar a sua dificuldade por meio de uma conduta não adequada. É uma forma que encontra de lidar com a frustração de não corresponder ao esperado e exigido pelos pais, pelos professores e pelos colegas, uma vez que uma criança com dislexia não acompanha no mesmo ritmo de desenvolvimento dos demais alunos. Analisando o grau de complexidade do assunto proposto, tornou-se necessário e fundamental uma pesquisa nesta área de estudo