Título da Monografia:

Discalculia – dificuldade com a matemática – sobre tudo na assimilação de símbolos e decorar a tabuada


Autores:

Vânia Alves de Oliveira


Orientadores:

Sonia de Fátima Gonçalves


Assunto:

Discalculia, Dificuldade na assimilação de símbolos


Resumo:

A Discalculia é uma dificuldade em aprendizagem, mais especificamente com a aprendizagem da matemática. Aprendizagem é o termo usado para a capacidade de assimilar aquilo que nos é apresentado. Desde o a nascimento até a vida adulta o indivíduo vive em constante aprendizagem. Ao chegar à vida escolar a aprendizagem começa a ficar mais complexa, começam a apresentar assuntos novos aos olhos das crianças, e é nesse momento que surgem as dificuldades. A criança passa por estágios em seu desenvolvimento, e cada criança tem o seu momento para isso acontecer, umas mais precoces do que outras. Segundo Piaget (1923) citado por Hill (1980, pg. 171-72-73) o primeiro estágio é o sensorial-motor que ocorre do nascimento até dois anos, é nessa fase que a criança tem contato de como o mundo é e como ela lida com ele; o segundo estágio pré-sensorial que compreende dos dois aos sete anos a criança começa a demonstrar seu aprendizado de linguagem, representada objetos pensando nele como um todo; no terceiro estágio que está relacionado às operações concretas, estabelece-se dos sete aos onze anos, esta etapa é considerada de maior flexibilidade para criança, ou seja, aprende a lidar com hierarquia num sentido amplo; e o quarto e último estágio é o das operações formais que inicia aos onze anos e atravessa a adolescência até a vida adulta. Nesta fase é adquirida a capacidade de empregar símbolos em seu total, conseguindo gerar questões abstratas, julgar os termos em sua estrutura formal, independente do conteúdo. Em cada passagem de fase a criança tenta fazer a relação entre elas. E o termo a ser discutido neste trabalho aparece entre o segundo e o terceiro estágio onde a criança apresenta certas dificuldades de aprendizagem. Nessa fase a percepção do educador é essencial, já que pela sua observação é que criança vai ou não receber a atenção específica a sua dificuldade. Já se ouve falar muito em algumas dessas dificuldades; dislexia – que é a dificuldade com a leitura – é a mais comum; e outra dificuldade apresentada aqui é a Discalculia – dificuldade com a matemática – apesar de ser relacionada/confundida com a dislexia é importante ressaltar que são dificuldades distintas.


PDF:
Download

Indexado em: julho 2, 2021
Áreas Associadas: Pedagogia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação