Jackson Fernando Ferreira de Araújo
Mauro Rogério dos Reis
Futsal, Treinamento, Sócia integração
Os benefícios do esporte na transformação social são amplamente divulgados na mídia e propagandas políticas, uma vez que não necessitam em sua essência de grandes quantias em dinheiro para ser colocados em prática e/ou obterem resultados. Partindo desse ponto o futsal torna-se um caminho a ser percorrido no resgate de valores por parte dos alunos. Sendo assim, esta pesquisa necessidade que a escola tem de buscar subsídios e atrativos para que os alunos desenhem suas atividades escolares com prazer e assim alcançando seus objetivos durante o ano letivo. Esta pesquisa,foi desenvolvida na escola de educação estadual Irmão Leo com alunos de 15 a 16 anos do 1° anodo Ensino Médio. Participaram 29 alunos, sendo 17 meninos e 12 meninas. Os alunos participantes do projeto foram avaliados através de por todos as professores da escola. O gestor do projeto desenvolveu um questionário de avaliação com 7 perguntas a respeito das atitudes após a participação do aluno no projeto. No total 14 professores avaliaram o conjunto após o projeto, já que este estudo se dispôs a descobrir os benefícios de um projeto de futsal na escola, pois se trata de uma pesquisa de campo quantitativa e sua analise gráfica foi realizada através do programa Excel 2010, presente no pacote de aplicativos do Office 2010. Na 1° pergunta direcionada aos professores, sobre a existência de um trabalho integrador desse porte dirigido por um professor de Educação Física. Mais da metade já havia vivenciado uma situação parecida, tendo como gestor um profissional da área. Foram indagados aos professores sobre a sua opinião sobre o poder transformador do esporte, todos se mostraram acreditar que o esporte tem o poder de transformar as pessoas e a sociedade. Questionados sobre se conheciam ou não a função do projeto 9 professores indicam ter conhecimento sobre o projeto, enquanto 5 não faziam idéia de qual era o objetivo desse trabalho. No 4° questionamento Questionados sobre se avaliavam o Projeto como sendo Positivo Negativo ou sua ação era indiferente, quase a totalidade assinalou como Positiva e apenas 2 como indiferente. A 5° pergunta questiona sobres suas impressões sobre os pontos que mais observaram mudanças nas atitudes dos alunos, como assiduidade, responsabilidade sócia-afetividade e solidariedade, 50% dos professores apontaram a melhora na sócia-afetividade dos alunos. O 6°questionamento aponta os resultados das percepções dos educadores a respeito do que ocorreu com os alunos participantes. Tendo como maioria dos apontamentos a melhora no comportamento geral. Finalizando o questionário, para quase a totalidade dos educadores o propósito do projeto foi alcançado. Ao final, o projeto teve êxito em sua ambição de melhorar o desempenho dos alunos participantes.