Título da Monografia:

Avaliação do consumo de peixes entre os colaboradores da empresa sincol sa


Autores:

Claudia Aparecida dos Santos


Orientadores:

Andrea Tozzo Marafon


Assunto:

Consumo, Peixes, Hábito


Resumo:

O presente estudo foi realizado na empresa Sincol/SA na cidade de Caçador/ SC com o objetivo de identificar o perfil de consumo de peixes entre os colaboradores da empresa. Os dados foram coletados entre os meses de fevereiro a março de 2012. A metodologia utilizada para pesquisa envolveu a aplicação aleatória de questionários entre a população alvo. A amostra representativa foi calculada de acordo com Carvalho e Castro (2001) com erro amostral de 0,5% de significância. Os resultados mostraram que 98% dos entrevistados possuem habito de consumir peixes, outros 8% afirmam que não consomem, destes 59,1% não apreciam peixes. Verificou-se que 90% dos entrevistados que possuem o habito de consumir peixes tem a preferência por peixes de água doce e 10% água salgada. Quanto aos hábitos alimentares verificou-se que 42,4% consomem apenas em ocasiões especiais. Com relação aos motivos para o consumo verificou-se que 50% consomem peixes porque faz bem à saúde. A preferência pela forma de aquisição mostrou que 57,8% preferem peixe inteiro fresco. Quanto às maneiras de consumo verificou-se que 58,8% consomem peixe frito. Com relação aos locais de compra observou-se que 40% adquirem peixes diretamente do produtor. O fator qualidade e preço do pescado são considerados como primordiais no processo de compra do pescado, assim 39% dos entrevistados analisam a qualidade do pescado apresentado e 34,2% verificam o preço. Considerando os dados acima, pode-se verificar que o consumo de peixes entre os entrevistados é significativo e que os fatores qualidade e preço influenciam na decisão de compra do pescado, portanto torna-se de suma importância conhecer os aspectos básicos do pensamento do consumidor a fim de implantar novas políticas voltadas à divulgação e comercialização dos produtos da pesca. Assim, uma vez conhecido o perfil do consumidor verifica-se a possibilidade de oferecer os produtos que atendam suas especificações.


PDF:
Download

Indexado em: junho 30, 2021
Áreas Associadas: Agronomia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação