Monica Aparecida Todeschini
Sonia de Fátima Gonçalves
Educação. Crianças, Psicomotricidade, Inclusão
Desde o momento em que se nasce e à medida que crescem, as crianças se esforçam para agir e se relacionar com o ambiente físico e social que os rodeia, um mundo de objetos, relações e sentimentos que, pouco a pouco, vai se ampliando e elas procuram todo o tempo compreender. Nesse esforço, constam conhecimentos sobre a realidade. A inclusão é um processo amplo, com transformações pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, inclusive da própria pessoa com necessidades especiais. A educação psicomotora vai buscar no corpo os conhecimentos necessários para fundamentar sua prática, que se distingue pela sua conotação pedagógica. Com essa intenção, a psicomotricidade, via educação psicomotora, adentra o campo escolar para essa inclusão especial, com o enfoque de redimensionar a prática das atividades motoras. A inclusão é um processo cheio de imprevistos, sem fórmulas prontas e que exige aperfeiçoamento constante.