Título da Monografia:

As implicações na aprendizagem em crianças com necessidade educativas especiais decorrente de um ambiente social desfavorecido


Autores:

Renata Padilha de Andrade


Orientadores:

Sonia de Fátima Gonçalves


Assunto:

Desfavorecimento social, Necessidades Educativas Especiais (NEE), Capacitação, Professores, Inclusão


Resumo:

O presente estudo resulta de uma pesquisa realizada em uma escola pública do Municipio de Caçador Santa Catarina, cujo objetivo foi compreender as principais implicações na aprendizagem de crianças que apresentam Necessidadesa Educativas Especiais(NEE), decorrentes de um desfavorecimento social.Foram acompahados 10 alunos de uma mesma sala, onde ambos apresentam problemas ,dificuldades e disturbios de aprendizagem,associados a um desfavorecimento social e advindos de familias conflituosas.Os resultados da pesquisa mostraram o despreparo profissional em relação à inclusão muitas vezes evidenciam-se nas representações dos professores sobre as diversas facetas da prática educativa, representações essas que determinam atitudes Portanto, os comportamentos dos professores e dos alunos não podem ser estudados isoladamente. Sendo assim, é preciso analisar as metodologias, atitudes e procedimentos dos professores, o que conduz ao problema da capacitação. Referente às concepções dos professores é preciso questionar como o professor encara sua prática, como concebe seus alunos, que função julga desempenhar. Concluindo é necessario que a escola busque trabalhar com outros profissionais da área, no intuito de auxiliar o trabalho desenvolvido com estas crianças, o apoio e o trabalho desenvolvido pelo projeto e sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), sozinho não supre as necessidades educativas do educando.


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Indexado em: julho 2, 2021
Áreas Associadas: Pedagogia
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