Título da Monografia:

Aprendizagem baseada em problemas como proposta de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei no município de santa cecília sc


Autores:

Manoel Martins Varela


Orientadores:

Maria Benedita da Silva Prim


Assunto:

Ressocialização de adolescentes, Adolescentes


Resumo:

A presente monografia resulta-se de pesquisa bibliográfica das legislações educacionais acerca do funcionamento do sistema socioeducativo brasileiro, bem como demais legislações pertinentes ao atendimento educacional formal e não formal, e a importância da assistência social qualificada para os jovens que frequentam tais espaços. Aliada à pesquisa das legislações pertinente, veio-nos o desejo de incluir alguns conceitos e conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular Nacional (BNCC) e no Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Esses documentos são orientados por princípios éticos, políticos e estéticos e traz como propósito direcionar a educação humana e integral, desenvolvendo competências e habilidades fundamentais para o sujeito em construção. Assim, na proposta de inovar o atendimento pedagógico socioeducativo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do município de Santa Cecilia (SC), que atende jovens em cumprimento das medidas socioeducativas, consideraremos incluir no planejamento de atividades a serem desenvolvidas com os adolescentes, as 10 competências gerais e os temas contemporâneos transversais, presentes nos documentos das BNCCs. E, a partir desses, sugerir a inclusão também das chamadas Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem e entre elas, a denominada “Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)”. Que é uma proposta pedagógica que defende a ideia de que a aprendizagem significativa deve ser baseada na solução de problemas. Portanto, dadas as circustâncias legais que os jovens se encontram, consideramos-a apropriadas para o trabalho com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativas. O Referido CRAS funciona em meio aberto, ou seja, os adolescentes não permanecem no local internados, comparecem apenas uma vez por semana no local, num período de quatro horas. O adolescente escolhe de comum acordo com a coordenação e com o pedagogo responsável pela parte pedagógica, o dia da semana e horário que lhe for mais conveniente para a prestação das medidas, num período máximo de seis meses. O interesse pelo tema, se deu porque estudei a respeito durante o curso e sou pedagogo há 6 anos do local. Temos como propósito social e educacional, tornar esses momentos mais interativos, proveitosos, agradável e participativo. Pois, durante o período que trabalhamos anteriormente com adolescentes no CRAS, percebeu-se que apesar de todos os esforços meus e da equipe de atendimento, as medidas socioeducativas usadas a partir das orientações nacionais, pouco influenciaram para melhorar a vida desses adolescentes. Nesse sentido, resolvemos pensar e sugerir a partir do ano de 2021, uma proposta pedagógica que consegue envolvê-los nas reflexões dos atos inflacionais cometidos, e a partir daí possibilitar aprendizagens significativas que pode ajudá-los na construção dos seus projetos de vida em sociedade e no mundo do trabalho. Os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto gozam de direitos educacionais garantidos pela legislação vigente. Neste sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas, a ser utilizada com este público será uma ferramenta de grande importância no sentido de proporcionar-lhes melhor leitura do mundo real, construir conhecimento unindo teoria a prática, conferindo-lhes autonomia e protagonismo.


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Indexado em: julho 5, 2021
Áreas Associadas: Serviço Social
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