Título da Monografia:

A leitura de jornal como instrumento para ampliar o domínio da oralidade e da escrita nas aulas de língua portuguesa e inglesa – análise de uma experiência pedagógica


Autores:

Eliane de Mellos


Orientadores:

Michelle Sprandel da Silva


Assunto:

Leitura, Escrita, Oralidade, Jornal


Resumo:

O presente trabalho teve como objeto de pesquisa “A leitura de jornal como instrumento para ampliar o domínio da oralidade e da escrita nas aulas de língua portuguesa e inglesa - análise de uma experiência pedagógica”. Optou-se pela análise de uma experiência pedagógica, por se tratar de uma prática que nasceu ainda na graduação da autora em 2005 e que ainda hoje faz parte de sua pratica pedagógica. Na experiência ora relatada, a leitura do jornal é introduzida nas aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, servindo de texto base, com o objetivo de ampliar a oralidade e escrita dos educados na faixa etária de 12 a 14 anos da Escola de Ensino Fundamental 25 de Maio, localizada em um assentamento do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Fraiburgo – Santa Catarina. O embasamento teórico foi elaborado mediante os estudos de Pontual (1999), Freire (2006), Vygotsky (1989), e outros que nos serviram de referencial. A referida escola situa-se na área rural e os problemas vivenciados no ambiente escolar são iguais ou ainda maiores que o das escolas da zona urbana. O descaso dos órgãos responsáveis, em relação à deficiência da leitura e da escrita é mais vivível nesta escola. Muitos educando chegam ao ensino médio com grandes problemas de expressão oral e escrita, dificultando a intervenção do professor. A utilização do jornal escrito em sala de aula como recurso interdisciplinar, é atual e prático. O uso deste instrumento de mídia impressa proporciona aos educando um contato direto com a realidade e acontecimentos relacionados com o meio em que vivem, informando-os, desenvolvendo a capacidade de raciocínio, reflexão e argumentação, tornando-os cidadãos mais autônomos e críticos, permitindo ainda a ampliação do vocabulário e uma significativa melhora na expressão oral e escrita. Nosso estudo toma por base a busca de novas práticas pedagógicas em sala de aula que promovam o desenvolvimento e ampliação da oralidade e da escrita como parte indispensável de aprendizado significativo e emancipador.


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Indexado em: julho 1, 2021
Áreas Associadas: Letras
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