Título da Monografia:

A influência dos meios de comunicação como televisão e internet no processo ensino aprendizagem das crianças de séries iniciais


Autores:

Karen Aparecida Bartowski Padilha


Orientadores:

Não Informado


Assunto:

Meios de comunicação, Aprendizagem, Crianças


Resumo:

Este estudo objetiva investigar sobre, influência dos meios de comunicação, como televisão e internet, no processo ensino aprendizagem das crianças de series iniciais a fim de proporcionar elementos que possam contribuir para a efetivação do trabalho de conclusão de curso, que se compõe de dois capítulos. No primeiro capítulo estaremos discutindo aspectos conceituais sobre a integração de novas tecnologias nas escolas no cotidiano das crianças em sala de aula tanto na aprendizagem quanto no seu comportamento. No segundo capítulo apresenta a estrutura da pesquisa, sua aplicação, os resultados e análises destes, as transformações tecnológicas e comunicacionais mudaram as relações entre os indivíduos e afetaram a escola e o modo de ensinar, debatendo e/ou procurando entender como essa evolução tecnológica gera transformações na sociedade e conjunto em sala de aula. Entende-se que a televisão e internet, usada de forma excessiva, podem acarretar sérios problemas na formação física e psicológica da criança. Portanto esta é uma questão a ser colocada na educação, tanto familiar quanto escolar, pois o papel de mediador entre meios de comunicação e realidade cabe a diferentes agentes presentes nas vidas das crianças, a começar pelos pais. É na família que a mediação deveria acontecer diretamente, visto ser no aconchego do lar que, normalmente, ocorre à recepção das mensagens comunicacionais. A escola tem papel mediador e formador do espectador crítico à socialização das crianças e os diferentes papéis que eles exercem enquanto a família faz o processo de socialização, a escola e a mídia funcionam como fatores de unificação, cuja finalidade é assegurar o consenso em torno de valores e normas supostamente aceitos. Integrar os meios de comunicação à escola, tanto como instrumento, quanto como objeto de estudo, considerando a nova linguagem e forma de expressão desempenhar o papel de escola transformadora, que integra todos os recursos tecnológicos à disposição do homem contemporâneo, numa perspectiva inovadora e igualitária. Neste sentido, este trabalho se propôs a discutir influência dos meios de comunicação, como televisão e internet, no processo ensino aprendizagem através de pesquisa de campo.


PDF:
Download

Indexado em: julho 2, 2021
Áreas Associadas: Pedagogia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação