Elicthi Piacentini
Sandra Mara Maceno
Déficit de atenção, Hiperatividade
O presente trabalho tem como objetivo estudar, compreender, entender e aprender, como incluir e intervir com crianças com TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), trazendo um conteúdo de informações fundamentadas numa concepção teórico-prática com sugestões de melhorias para o dia a dia escolar das crianças com TDAH. A necessidade deste estudo se dá pelo grande número de crianças identificadas com o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade no contexto escolar o qual estou inserida trabalhando e inúmeras foram as inquietações e a vontade de conhecer e saber mais sobre esse tema tão importante que convivemos diariamente. Proporcionar a nossas crianças um ambiente acolhedor, reconhecer as suas habilidades e potencialidades, estimular vínculos, a empatia, faz uma grande diferença para com a socialização e a aprendizagem de nossas crianças acontece de uma forma mais significativa. Esta pesquisa vai abordar as possíveis causas desse transtorno, características/sintomas, tratamento e foco principal a inclusão e intervenção de crianças com TDAH no contexto escolar. Podemos perceber o quanto é importante e sensível que nossas crianças com TDAH tentam uma prática pedagógica adequada.