Título da Monografia:

A importância de trabalhar o lúdico na neuropsicopedagogia


Autores:

Natalina dos Santos


Orientadores:

Paulo Roberto Gonçalvez


Assunto:

Crianças, Lúdico, Processo ensino-aprendizagem, Professor


Resumo:

O presente trabalho discute como o aprender brincando através do lúdico desenvolve a aprendizagem e contribui nos estudos da neuropsicopedagogia. Quando nos referimos ao trabalho com o lúdico remetemo-nos ao ambiente em si que deve ser atrativo as crianças, sendo projetado para facilitar a livre circulação das crianças, com locais onde elas possam correr e pular, sem esquecer das necessidades dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência. Quando se diz que se deve trabalhar de forma lúdica, conforme o dicionário define essa palavra como sendo algo que tem caráter de divertimento, isto é, as atividades devem ser agradáveis para todas as crianças. Então o professor deve recorrer a diferentes atividades para elaborar o seu plano de aula. Podem-se usar músicas infantis, brincadeiras de roda, contação de histórias, entre outras atividades educativas que despertem a imaginação da criança em si. No entanto, o importante é elaborar brincadeiras e atividades com objetivos claros e definidos para que as crianças além de se divertirem possam estar aprendendo de forma lúdica conteúdos a serem explorados no ambiente escolar junto ao professor. Os avanços e descobertas na área da neuropsicopedagogia ligada aos processos de aprendizagem é sem dúvida, uma revolução para o meio educacional. A Neuropsicopedagogia da aprendizagem é o estudo de como o cérebro trabalha com as memórias, como elas se consolidam, como se dá o acesso ás informações e como elas são armazenadas. Aprendizagem nada mais é do que esse maravilhoso e complexo processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, e ativa suas sinapses (ligações entre os neurônios por onde passam os estímulos), tornando-as mais intensas e velozes. A cada estímulo, cada repetição eficaz de comportamento, torna-se consolidado, pelas memórias de curto e longo prazo, as informações, que guardadas em regiões apropriadas, serão resgatadas para novos aprendizados. A Neuropsicopedagogia vem-nos descortinar o que antes conhecíamos sobre o cérebro, e sua relação com o Aprender.


PDF:
Download

Indexado em: julho 2, 2021
Áreas Associadas: Pedagogia
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação