Título da Dissertação:

USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO ESTADUAIS NA CIDADE DE VIDEIRA, SC


Autores:

PABLO ANDRÉS REYES MEYER


Orientadores:

Joel Haroldo Baade


Palavras-Chave:

1.TDICs. 2. Aprendizagem.3. Ensino.4. Educação básica.5. Prática pedagógica. I. Baade, Joel Haroldo. II TÍTULO.


Resumo:

Tanto a educação quanto o uso das tecnologias digitais impactam na formação dos jovens, que como futuros atuantes do mundo do trabalho devem ter uma formação ampla e em sintonia com a tecnologia que os rodeia. Quanto a delimitação, a pesquisa foi realizada nas quatro escolas estaduais de ensino médio na cidade de Videira, SC, no ano de 2019, e tem por objetivo geral analisar as tecnologias digitais disponíveis e como estão sendo integradas ao processo de ensino aprendizagem para então avaliar como essas tecnologias digitais potencializam o processo na visão dos professores. O método utilizado é qualitativo, com obtenção das informações através de entrevistas e questionários aplicados à população constituída pela direção das quatro escolas e por um total de sessenta e três professores das escolas pesquisadas. As questões relevantes apresentadas no estudo são referentes às tecnologias digitais existentes, se são utilizadas em aula e, se quando utilizadas, potencializam o processo de ensino e aprendizagem. Os principais resultados são que há conhecimento das ferramentas dentro da escola e apenas metade delas são utilizados. Dos professores pesquisados 72% reconhecem que o uso dos recursos tecnológicos motiva os alunos e aumentam o interesse no processo de ensino e aprendizagem. Todas as escolas possuem laboratórios de informática, sendo que é utilizado por menos da metade dos professores. O datashow também está presente em todas as escolas, sendo o recurso mais utilizado. Conclui-se que existe o fornecimento de recursos tecnológicos para as escolas através de uma política de Estado quanto ao fornecimento, porém não abrange a utilização e a integração deles nas metodologias de ensino. Há reconhecimento dos professores que a utilização de tecnologias digitais em aula potencializa o processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: TDICs. Ensino. Educação Básica. Prática pedagógica.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2020


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=951
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação