Título da Dissertação:

TRANSDISCIPLINARIDADE E ECOFORMAÇÃO NO VOO DAS ABELHAS: PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


Autores:

JUSSARA DE SOUZA GUEDES


Orientadores:

Dra. Marlene Zwierewicz – PPGEB – UNIARP (Presidente da Banca/ Orientadora)


Palavras-Chave:

Educação Básica. Projetos Criativos Ecoformadores. Ciências da Natureza. Transdisciplinaridade. Ecoformação


Resumo:

Esta pesquisa teve como objetivo elaborar um Projeto Criativo Ecoformador (PCE), envolvendo a temática das abelhas, proposto para o atendimento de especificidades do componente curricular Ciências e de necessidades formativas de estudantes dos anos finais da Escola Municipal de Educação Básica José Maria de Souza, de Timbó Grande, Santa Catarina. Destaca-se que a metodologia dos PCE se respalda na tríade conceitual ‘pensamento complexo-transdisciplinaridade-ecoformação’, e, portanto, a pesquisa acolheu contribuições de Morin (2015, 2018, 2019), Nicolescu (2014, 2018), Pineau (2004), bem como de outros autores, dentre eles, Sá (2019), Martineli, Behrens e Prigol (2020), Petraglia (2008), Silva (2008), Torre e Zwierewicz (2009). Metodologicamente, o estudo priorizou a pesquisa-ação e a abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 12 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, sendo que, para a coleta de dados, utilizaram-se dois questionários: o primeiro, para levantar as demandas formativas dos estudantes implicados na pesquisa; o segundo, para conhecer a percepção dos estudantes. Entre os resultados, destaca-se que a elaboração e a aplicação do PCE possibilitaram a vinculação de atividades práticas ao conteúdo curricular de diferentes componentes curriculares, a valorização do trabalho colaborativo, a inserção de tecnologias digitais e as de uso rotineiro pela comunidade no manuseio da terra, bem como o fortalecimento da compreensão acerca da relevância da preservação da natureza e das ações desenvolvidas no decorrer da intervenção para iniciativas futuras. Ao se aproximar de pesquisas que vêm sendo exploradas no PPGEB/UNIARP, especialmente às vinculadas ao Grupo de Pesquisa Transdisciplinaridade, Ecoformação e Complexidade (GCET), entre as quais as realizadas por Almeida (2018), Felipus (2019), Hoffmann (2019), Oliveira (2020), Telegen (2019) e Zielinski (2019), o PCE elaborado, aplicado e avaliado potencializa a pesquisa com intervenção, fortalecendo iniciativas comprometidas com o atendimento de demandas dos contextos de atuação dos mestrandos. Além disso, pode colaborar com outras instituições da Educação Básica, pois sua estrutura conta com organizadores conceituais que facilitam a articulação dos conteúdos curriculares com as necessidades do entorno em que é desenvolvido. Palavras-chave: Educação Básica. Projetos Criativos Ecoformadores. Ciências da Natureza. Transdisciplinaridade. Ecoformação.


Abstract:

ABSTRACT This master’s thesis sought to draw up a Creative Ecopedagogical Project with bees as its main theme, focused on meeting the specificities of the Sciences curricular component and the pedagogical needs of middle school students attending the José Maria de Souza Municipal School in the municipality of Timbó Grande, state of Santa Catarina, Brazil. It is worth noting that the methodology behind creative ecopedagogical projects relies on the conceptual triad “complex thinking– transdisciplinarity–ecopedagogy”, thereby this study was grounded on Morin (1998, 2015, 2018), Nicolescu (2005, 2014, 2018), Pineau (2004) and on other authors, including Sá (2019), Martineli, Behrens and Prigol (2020), Petraglia (2008), Silva (2008), Torre and Zwierewicz (2009). Methodologically, the study prioritized action research and the qualitative approach, with the participation of twelve middle-school 8th graders, from whom data were collected through two questionnaires: one meant to raise the students’ educational demands, and another to understand their perception. Among the results is the fact that the project design and implementation allowed: linking practical activities to the curriculum content of different curricular components; valuing collaborative work; incorporating digital technologies and those routinely used by the community to handle soil; raising awareness of the relevance of nature conservation; and strengthening the actions carried out throughout the project for future initiatives. By approaching research themes that have been investigated at the Graduate Program in Basic Education Teaching - PPGEB/UNIARP, especially those studied by the Transdisciplinarity, Ecopedagogy and Complexity Research Group (GCET), also drawing on authors such as Almeida (2018), Felipus (2019), Hoffmann (2019), Oliveira (2020 ), Telegen (2019) and Zielinski (2019), the designed, implemented and evaluated project enhances research with intervention, and the PPGEB/UNIARP stimulates such a practice so that master's students are able to meet the demands of their fields of activity. Furthermore, the project can be of assistance to other Basic Education institutions, as its structure features conceptual organizers that facilitate articulating curriculum content with the demands of the surroundings in which it takes place. Keywords: Basic Education. Creative Ecopedagogical Projects. Natural Sciences. Transdisciplinarity. Ecopedagogy


Ano:

2021


Páginas:

103


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Indexado em: agosto 22, 2022
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