Título da Dissertação:

TRAJETÓRIAS DE VIDA E PROJETOS DE FUTURO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO MEIO-OESTE CATARINENSE EM MEIO A UMA SOCIEDADE LÍQUIDA


Autores:

Inês Maria Gugel Dummel


Orientadores:

Prof. Dr. Joel Haroldo Baade (Orientador) – PPGDS/UNIARP


Palavras-Chave:

1. Sociedade líquida . Mercado de trabalho . Educação a Distância I. Baade, Joel Haroldo . II.


Resumo:

A sociedade moderna passou de um estado sólido de estabilidade e segurança para um momento, caracterizado por Bauman, como sociedade líquida em constantes mudanças, uma so ciedade que tende a seguir o fluxo, volátil, flexível e instável. O pr esente estudo te ve por objetivo analisar a influência da sociedade líquida na trajetória de vida e projetos futuros de estudantes de Educação a Distância no Meio Oeste catarinense. A pri meira etapa da pesquisa foi composta por quatro subcapítulos: o primei ro caracteriz ou a sociedade líquida a partir dos estudos sociológicos de Zygmunt Bauman o segundo apresent ou a sociedade e o mercado de trabalho atual o seguinte descrev eu o contexto s ocioeconômico do Brasil e da região Meio Oeste catarinense e sua corre spondência às descrições sociológicas e o quarto especific ou o crescimento da educação na modalidade a distância e suas relações com o contexto socioeconômico da sociedade contemporânea. Na sequência, no segundo capítulo, apresent ou a metodologia aplicada p ara coleta dos dados. A pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivo exploratório. Como instrumento de coleta de dados elegeu o questionário e a entrevista narrativ a. O questionário possibilit ou a obtenção de dados ou informações sobr e características, ações ou opiniões de 86 dos 270 alunos matriculados nos cursos de educação a distância ofertados pela instituição que sedia a pesquisa. A entrevista, por sua vez, real izou se com 5 sujeitos, escolhidos por sorteio, dentre os 270 estudant e s. Ela objetivou encorajar e estimular os entrevistados a contarem pormenores sobre acontecimentos de sua vida presente, em meio à modernidade líquida, e projetos futuros, que podem ser caracterizados com o síntese da interação do sujeito com o meio em que vive. A análise deu se a partir das recomendações de Creswell (2007) analisando o perfil pessoal, profissional, formação educacional e projetos futuros. Posteriormente, o terceiro capít ulo apresent ou a análise dos fenômenos que envolvem os sujeitos da pes quisa, estudantes de educação a distância da Universidade Alto Vale do Rio do P eixe, instituição da região Meio Oeste Catarinense, e suas intrincadas relações sociais, estabelecidas em d iversos ambientes. Concluiu se que estes acadêmicos possuem um perfil diferenciado, são oriundos de outras regiões, fruto de um contexto familiar de baixa escolarização, em sua grande maioria mulheres que já constituíram família, estão no mercado de trabal ho com baixa remuneração e buscam através da educação novas oportunid a des pessoais e profissionais. Estes estudantes estão cientes das mudanças que a sociedade líquida apresenta e, apesar de resistência, compreendem que precisam se readaptar e buscar quali ficação. Quanto aos projetos futuros é unânime o pedido de investimen t os em educação para que a região possa se desenvolv er e o objetivo de seguirem os estudos para melhorar as condições de vida não descartando a possibilidade de sair da região se as oport unidades forem melhores. São estudantes que apresentam um perfil mais crítico e reflexivo em busca de um lugar na sociedade. Palavras chave : Sociedade líquida Mercado de trabalho Educação a Distância.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2021


Páginas:

107


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2320
PDF:
Download

Indexado em: agosto 27, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação