Título da Dissertação:

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO – TIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO DE DUAS ESCOLAS DO MUNICIPIO DE SANTA CECILIA/SC


Autores:

GEAN ATHAYDE DAS NEVES


Orientadores:

ANDRÉ TREVISAN


Palavras-Chave:

1. Tecnologias da Informação e da Comunicação. 2. Professor. 3. Formação I. Trevisan, André. II. TITULO.


Resumo:

A presente Dissertação busca, em meio às transformações das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC?s, dentro e fora do contexto escolar, desenvolver uma formação continuada, criando um manual sobre o uso das tecnologias no contexto escolar, em que este apresenta em seu contexto, mecanismos, exemplos e sugestões de como usar as tecnologias educacionais em sala de aula, disponibilizando este recurso aos educadores das escolas estudadas. Num primeiro momento distribui-se um questionário contendo informações a respeito das TIC?s associada ao processo e a inserção no contexto da escola e o conhecimento específico do professor frente às mesmas para poder ter em sua formação o uso destas em suas aulas, sendo uma ferramenta para ajudar na inserção das TIC?s na escola. Houve a distribuição de um questionário aos alunos e professores, sobre o conhecimento das tecnologias da informação e da comunicação, bem como, o processo de utilização desta em sala de aula. Após a tabulação das questões, trabalhou-se com as questões que mais atingiam a necessidade do trabalho, a problemática pelo não uso das TIC?s na escola, em que foram elaborados gráficos e estes confrontados com a pesquisa bibliográfica feita, delineando assim a pesquisa. Por conseguinte, é fundamental que as novas práticas educacionais estejam relacionadas com o uso de mecanismos que atendam o processo de ensino aprendizagem, refletindo no conhecimento adquirido pelo aluno. Os professores entrevistados apresentaram nas respostas dadas, o destaque a importância em utilizar as TIC?s em suas aulas e que a precariedade dos laboratórios de informática é um fato corrente, haja vista a necessidade em implementar políticas públicas que auxiliem a escola na manutenção dos mesmos na rede educacional. Essa pesquisa propiciou a compreensão do processo de inserção e da formação dos professores ser constante no quesito da utilização das tecnologias da informação e da comunicação na esfera escolar.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=890
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Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
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