GEAN ATHAYDE DAS NEVES
ANDRÉ TREVISAN
1. Tecnologias da Informação e da Comunicação. 2. Professor. 3. Formação I. Trevisan, André. II. TITULO.
A presente Dissertação busca, em meio às transformações das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC?s, dentro e fora do contexto escolar, desenvolver uma formação continuada, criando um manual sobre o uso das tecnologias no contexto escolar, em que este apresenta em seu contexto, mecanismos, exemplos e sugestões de como usar as tecnologias educacionais em sala de aula, disponibilizando este recurso aos educadores das escolas estudadas. Num primeiro momento distribui-se um questionário contendo informações a respeito das TIC?s associada ao processo e a inserção no contexto da escola e o conhecimento específico do professor frente às mesmas para poder ter em sua formação o uso destas em suas aulas, sendo uma ferramenta para ajudar na inserção das TIC?s na escola. Houve a distribuição de um questionário aos alunos e professores, sobre o conhecimento das tecnologias da informação e da comunicação, bem como, o processo de utilização desta em sala de aula. Após a tabulação das questões, trabalhou-se com as questões que mais atingiam a necessidade do trabalho, a problemática pelo não uso das TIC?s na escola, em que foram elaborados gráficos e estes confrontados com a pesquisa bibliográfica feita, delineando assim a pesquisa. Por conseguinte, é fundamental que as novas práticas educacionais estejam relacionadas com o uso de mecanismos que atendam o processo de ensino aprendizagem, refletindo no conhecimento adquirido pelo aluno. Os professores entrevistados apresentaram nas respostas dadas, o destaque a importância em utilizar as TIC?s em suas aulas e que a precariedade dos laboratórios de informática é um fato corrente, haja vista a necessidade em implementar políticas públicas que auxiliem a escola na manutenção dos mesmos na rede educacional. Essa pesquisa propiciou a compreensão do processo de inserção e da formação dos professores ser constante no quesito da utilização das tecnologias da informação e da comunicação na esfera escolar.
Não Informado
2019
Não Informado