Silvia Carla Comelli Ribeiro
Joel Haroldo Baade
Não Informado
Este presente estudo de natureza interventiva teve como principal objetivo a transformação do processo de interpretação de textos informativos por parte de um grupo de alunos de uma escola profissionalizante da cidade de Caçador/SC. Participaram desse estudo 60 estudantes, sendo estes de duas turmas de aprendizagem industrial. Como instrumento para diagnosticar o nível em compreensão de leitura nesses participantes, foi utilizada a Técnica de Cloze, a qual foi muito bem avaliada como instrumento para avaliação da compreensão por autores de estudos que foram analisados no decorrer desse estudo. Além do diagnóstico, esse estudo pretendia implementar unidades de leitura utilizando a Técnica Cloze, como prática ou exercício de interpretação-compreensão. Com esse estudo foi possível evidenciar que há estudos com a técnica no que se diz respeito ao Ensino Fundamental, Médio e Superior, porém com relação a Educação Profissional, até o presente momento em que se passou esse estudo não foi encontrada nenhuma evidência. Para esse estudo, foram utilizados na Técnica de Cloze textos informativos, os quais são bastante utilizados na escola em que o presente estudo foi aplicado. Outro fator analisado por esse estudo é de que a leitura pode, sim, ser um instrumento para construção da autonomia e cidadania, afinal, atualmente não podemos nos contentar com conhecimento que nos é apresentado no momento em que participamos de uma aula; o mundo é competitivo, é veloz, então precisamos estar sempre nos atualizando. Um ponto a ser destacado é que a Técnica de Cloze, pode ser uma excelente aliada na compreensão dos mais variados textos e temas, podendo ser caracterizada como um instrumento que pode gerar a interdisciplinaridade se aplicada com objetivo pré-definido. Os resultados obtidos com esse presente estudo apresentaram que o teste de Cloze pode ser eficiente se aplicado à turmas da Educação Profissional.
Não Informado
2018
Não Informado