Título da Dissertação:

SALAS MULTIFUNCIONAIS PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


Autores:

TATIANE A. F. CALDAS CAUM


Orientadores:

Ludimar Pegoraro


Palavras-Chave:

Não Informado


Resumo:

Este trabalho apresenta os resultados de estudos e intervenção realizados no Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP. Ele tem como foco o uso das Salas Multifuncionais para o Processo de Inclusão de Crianças Com Deficiência Intelectual. Ainda no século XXI, a inclusão é um desafio para a sociedade e para a escola, a qual prevê a igualdade de direitos e deveres e busca qualidade para todas as pessoas com ou sem deficiência. Falar sobre esse tema é complexo, pois depende de uma mudança nos valores sociais, comportamentais e de certa forma uma mudança institucional. A escolha da temática é resultado de uma trajetória profissional na função de Orientadora Educacional em uma escola municipal em Videira-SC, onde ficou perceptível as dificuldades de inclusão das crianças deficientes, não somente no âmbito pedagógico, mas também no espaço físico e a sua inclusão social no contexto escolar. Esse estudo tem como objetivo geral desenvolver atividades que possibilitem a inclusão de estudantes com deficiência intelectual em uma escola de ensino fundamental, utilizando as salas multifuncionais. Para que houvesse sucesso na pesquisa, estabeleceu-se os objetivos específicos para que me orientassem em torno dessa pesquisa: compreender o que são políticas e processos de inclusão; analisar a importância das salas multifuncionais dentro do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiências, com enfoque na inclusão escolar; identificar os métodos de ensino utilizados com os alunos que são atendidos na Sala de Recursos Multifuncional e desenvolver atividades que possibilitem o processo de ensino e aprendizagem e a inclusão de estudantes com deficiência intelectual da escola em pesquisa. A presente pesquisa pautou-se em um estudo bibliográfico, qualitativo e de pesquisa-intervenção. O estudo bibliográfico se baseou em pesquisas em livros, periódicos e materiais eletrônicos. Os métodos utilizados na pesquisa de intervenção foi estudo de caso de três alunos com deficiência intelectual que frequentam a sala multifuncional de uma escola de Educação Básica do Município de Videira-SC. Os resultados mostraram que aos poucos a inclusão está sendo compreendida na sua essência e os espaços educacionais estão sendo adaptados a essa nova visão inclusiva. Percebeu-se que, quando a escola muda sua forma de visão perante a inclusão, os profissionais desenvolvem um trabalho diferenciado, proporcionando um processo de ensino e aprendizado focado nas potencialidades de cada aluno, nessa perspectiva os mesmos começam a ganhar autoestima e a aprendizagem passa a assumir um caráter democrático e inclusivo. Palavras-chave: Educação Básica. Inclusão. Políticas e processos de Inclusão. Atendimento Educacional Especializado. Práticas individualizadas.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=976
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Indexado em: maio 27, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
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