SIRLEY ANTUNES MOREIRA FANTINEL
Ludimar Pegoraro
1. Educação Básica.2. Gestão Democrática.3. Indisciplina. 4. Educandos I. Pegoraro, Ludimar. II TITULO.
Esta dissertação tematiza reflexões sobre gestão democrática e indisciplina estudantil. A indisciplina, o desinteresse e a falta de atenção por parte do aluno podem ser indicadores de que algo não está certo com a família, com a unidade escolar, com o professor ou com o próprio educando. A problemática indaga: como a gestão democrática de uma escola localizada em Fraiburgo - SC pode contribuir para o enfrentamento da complexidade dos conflitos, consubstanciados em atos de indisciplina pelos educandos? O objetivo geral que norteou este estudo foi verificar de que forma(s) a gestão democrática de uma escola pública, pode enfrentar a ocorrência de atos de indisciplina dos educandos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e pesquisa-ação. O primeiro capítulo refere-se ao estudo bibliográfico sobre a gestão escolar, escola, família e sociedade, bem como a coordenação pedagógica e participação dos professores. O segundo apresenta a problemática da indisciplina estudantil, os pais e os profissionais da educação. No terceiro apresenta-se a análise do PPP, Regimento Interno e registro de ocorrências de indisciplina da Escola de Educação Básica Gonçalves Dias, bem como a intervenção pedagógica realizada, com palestras e sugestões, também, análise da pesquisa de campo com os diretores, professores e alunos professores do Curso Técnico Profissionalizante do Magistério. A pesquisa revelou as causas mais frequentes da indisciplina na escola: alunos sem materiais, não fazem tarefas, não entregam trabalhos, faltosos, cabulam aula, seguidos de atitudes de agressividade contra colegas profissionais. Os resultados indicaram que os diretores e professores são profissionais competentes na área e procuram assegurar aos alunos e aos pais que a escola está prestando um serviço educativo de máxima qualidade. Conclui-se que o PPP proporciona todo embasamento, normatização e regras inseridas no Regimento Interno da Instituição, direcionando as ações previstas como direitos e deveres de todos os segmentos da comunidade escolar. Desta forma, a gestão democrática poderá ajudar na solução dos conflitos porque as medidas democráticas na construção de regras e nas tomadas de decisão são um conjunto; ou seja, a união dos esforços de todos os que estão envolvidos no trabalho pedagógico: escola, família e alunos. Palavras-chave: Educação Básica. Gestão Democrática. Indisciplina. Educandos.
Não Informado
2019
Não Informado