Título da Dissertação:

PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO DE BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS, OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DE DESENVOLVIMENTO E AS ESPECIFICIDADES DO CONTEXTO


Autores:

MIRIANE SINARA PRIES


Orientadores:

Dra. Marlene Zwierewicz – PPGEB – UNIARP (Presidente da Banca/ Orientadora)


Palavras-Chave:

Educação Infantil. Avaliação. Bebês. Direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Campos de experiência.


Resumo:

A avaliação é um processo essencial para o acompanhamento do desenvolvimento infantil e para a tomada de decisões voltadas ao redimensionamento da prática pedagógica além de contribuir para potencializar condições favoravelmente avaliadas. Considerando a relevância desse processo, esta pesquisa objetivou apresentar uma proposta de avaliação de bebês para o Centro Municipal de Educação Infantil Marinei Aparecida Lopes, de Caçador, considerando em sua elaboração os direitos de aprendizagem e de desenvolvimento, os campos de experiência e as especificidades locais. Como forma de ampliar a compreensão acerca da avaliação na infância, recorreu-se a estudos de Andrade (2010), Fochi (2019), Hoffmann (2012), Jaques e Hipólito (2019), Melissa, Garms e Batista (2016), Paschoal e Machado (2009), Plaza e Santos (2015) e Silva (2012), entre outros. Também, serviram de referência documentos que têm norteado a Educação Infantil no contexto brasileiro, tais como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (BRASIL, 1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica - DCNEBs (BRASIL, 2013) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017). Constituindo um estudo de caso com priorização da abordagem qualitativa, estruturou-se a pesquisa em três etapas: i) a primeira possibilitou o mapeamento da realidade avaliativa, demandas e sugestões da instituição implicada no estudo e contou com a participação de 13 docentes que atuam no local; ii) a segunda possibilitou o confronto entre um instrumento de avaliação elaborado pela Rede Municipal de Ensino de São Ludgero com os resultados da primeira etapa, visando ao levantamento de sugestões para elaboração da proposta avaliativa pretendida. Essa etapa contou com a participação de cinco profissionais, estando três deles em atuação no lócus da pesquisa e dois no Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP; iii) a terceira etapa possibilitou a elaboração da proposta avaliativa com base nas etapas anteriores e contou com a participação específica da pesquisadora responsável pelo estudo. Como instrumentos, utilizaram-se: um questionário elaborado e validado especialmente para esta pesquisa, visando ao levantamento de dados sobre a realidade avaliativa atual do lócus de pesquisa, demandas e possibilidades para seu aprimoramento; um roteiro elaborado a partir dos resultados obtidos na aplicação do questionário com o intuito de estimular reflexões do grupo focal e de ampliar as possibilidades avaliativas coletadas na primeira etapa. Como resultado, apresenta-se uma proposta composta por possíveis critérios avaliativos acompanhados por situações de aprendizagem e de desenvolvimento, alternativas de documentação pedagógica, estratégias para aproximar a avaliação e o planejamento do ensino, estratégias para comunicação da avaliação e de seus resultados e ações comprometidas com a melhora permanente do processo de avaliação dos bebês. Espera-se que o produto educacional resultante da pesquisa auxilie no processo avaliativo realizado na Educação Infantil, servindo para reflexões sobre a relevância de implicar, além das orientações dos documentos norteadores da etapa formativa no contexto brasileiro, as demandas específicas dos bebês em seus contextos de inserção. Palavras-chave: Educação Infantil. Avaliação. Bebês. Direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Campos de experiência.


Abstract:

The evaluation is an essential process to follow child development and to take decisions that are concerned in refining the pedagogical practice, besides of contributing to enhance the conditions which were evaluated favorably. Considering the relevance of this process, this research has aimed to present a proposal to evaluate babies at the Marinei Aparecida Lopes Municipal Center of Child Education, in Caçador, considering the rights of learning and development in its elaboration, the fields of experience and local specifities. As a way to amplify the understanding about the evaluation during childhood, Andrade (2010), Fochi (2019), Hoffmann (2012), Jaques e Hipólito (2019), Melissa, Garms e Batista (2016), Paschoal e Machado (2009), Plaza e Santos (2015) e Silva (2012) studies were used, among others as well. Additionally, some documents that have been guiding the Child Education in the Brazilian context have been used as reference, such as the National Curricular Referential to Child Education – NCRCE (BRASIL, 1998), [Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI (BRASIL, 1998)], the National Curricular Guidelines to Elementary Education – NCGEE (BRASIL, 2013), [Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – DCNEBs (BRASIL, 2013)] and the National Common Curricular Base – NCCB (BRASIL, 2017) [Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017)]. As this is a study case which prioritizes the qualitative approach, the research has been structured in three phases: i) the first has made it possible to map the evaluative reality, the demands and suggestions from the institution that is implicated within the study and it has had the participation of thirteen teachers who work at the place; ii) the second has made it possible to confront one evaluation tool, which was elaborated by the São Ludgero Municipal Education System [Rede Municipal de Ensino de São Ludgero], with the results of the first phase, aiming to suggestions to come about towards the elaboration of the intended evaluative proposal. This phase had the participation of five professionals, in which three of them are working in the research locus and two of them within the Professional Master Program of the Elementary Education – PMPEE of Alto Vale do Rio do Peixe University – UNIARP [Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP]; iii) the third phase has made it possible to elaborate the evaluative proposal on the basis of the previous phases and has had the specific participation of the researcher who is responsible for the study. The following tools were used: a questionnaire that was elaborated and validated specially for this research, aiming to the data survey on the present evaluative reality of the research locus, demands and possibilities to its improvement; a script which was elaborated from the given results of the applied questionnaire with the aim of stimulating the reflections upon the focused group and amplify the evaluative possibilities collected in the first phase. As a result, the presented proposal is compounded by possible evaluative criteria followed by learning and development situations, alternatives to pedagogical documentation, strategies to bring the evaluation and planning closer to teaching, communication strategies of evaluation and its results and actions that are committed to the permanent improvement of the evaluation process of the babies. It is expected that the educational product resulted from the research helps in the evaluative process done within the Child Education, serving to bring reflections about the relevance to implicate, besides the orientation of the guided documents of the formative phase in the Brazilian context, the specific demands of babies in their contexts of insertion. Keywords: Child Education. Evaluation. Babies. Learning and development rights. Fields of experience


Ano:

2020


Páginas:

111


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2782
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Indexado em: agosto 22, 2022
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