Título da Dissertação:

PROPOSTA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO EM LUTAS, PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL


Autores:

GERSON JOSE TELES DE SOUZA JUNIOR


Orientadores:

Ricelli Endrigo da Rocha


Palavras-Chave:

1.Lutas. 2. Capacitação. 2. Professores ensino fundamental 3. Tae Kwon Do


Resumo:

Segundo a BNCC, a modalidade de luta tae kwon do é um esporte de quadra em formato de competição, porém no ambiente escolar não deve ter como objetivo formar campeões. Seus benefícios motores, sociais, cognitivos e afetivos justificam uma maior presença da modalidade nas aulas de educação física. Para tanto se torna impreterível saber qual a avaliação dos professores de educação física em uma proposta metodológica para o ensino desta modalidade (tae kwon do) para o ensino fundamental, uma vez que os estudos relativos à esta modalidade de luta nas aulas de educação física ainda são pouco explorados no modelo da educação brasileira. Sendo assim, este estudo teve por objetivo verificar o interesse dos professores de educação física em desfrutar de materiais, locais adequados e didática no que diz respeito ao ensino do tae kwon do nas aulas de educação física com o intuito de contribuir para uma melhora no cotidiano escolar bem como analisar o modo pelo qual a disciplina é desenvolvida e avaliar a percepção dos professores de educação física sobre a proposta metodológica aplicada nas aulas de educação física. A metodologia utilizada é descritiva e aplicada, de natureza quali-quantitativa e com delineamento transversal, fazendo parte da amostra professores de educação física da rede municipal de ensino de Caçador/SC. Os resultados mostraram que a modalidade de luta, tae kwon do, no ambiente escolar necessita de maior investimento em materiais, espaços adequados e na qualificação dos professores. Verificou-se também que não apresenta riscos físicos aos alunos, pode ser praticado por todos os escolares sem exclusões, os diversos benefícios que a prática de artes marciais proporciona na saúde do indivíduo justifica uma presença maior deste conteúdo no ambiente escolar e os professores responsáveis por tal modalidade devem ser capacitados para tal fim buscando fundamentos técnicos e regras e recreação. Palavras-chave: Lutas. Capacitação. Professores Ensino Fundamental. Tae Kwon Do.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2020


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=929
PDF:
Download

Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação