Título da Dissertação:

PROPOSTA DE UM CENÁRIO ECOFORMADOR PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Autores:

ILIANE STEIN


Orientadores:

Dra. Madalena Pereira da Silva – PPGEB – UNIARP (Presidente da Banca/ Orientadora)


Palavras-Chave:

Projetos Criativos Ecoformadores. Cenário Ecoformador. Transdisciplinaridade. Ecoformação.


Resumo:

Em razão de cada contexto histórico, os fundamentos da Educação subsidiam-se por tendências pedagógicas, cujo objetivo consiste em formar pessoas com base em diferentes concepções, sejam sociais, políticas, econômicas, entre outras. No Brasil, observa-se que uma das primeiras tendências pedagógicas, liberal tradicional, continua influenciando as práticas pedagógicas dos professores nos dias atuais. Nessa perspectiva, prioriza-se o ensino disciplinar, com a repetição e a reprodução de conteúdos para o desenvolvimento cognitivo e a alienação dos estudantes a uma visão minimizada do mundo. Ao constatar essa realidade, esta pesquisa contribui para que as estratégias adotadas nos processos de ensino e de aprendizagem sejam integradas, articuladas e promovam a participação ativa e proativa dos estudantes, valorizando a autonomia, além de, igualmente, estimular o protagonismo e o compromisso com ações que favorecem o bem viver consigo, com o outro e com o ambiente. Para isso, priorizou-se o Paradigma Ecossistêmico (MORAES, 2004) e a abordagem baseada em projetos, especificamente a metodologia de Projetos Criativos Ecoformadores - PCE (TORRE; ZWIEREWICZ, 2009). O estudo contempla a proposta de um Cenário Ecoformador em uma escola da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória/PR e sua aplicação articulada aos conteúdos curriculares e às demandas da realidade, respaldando-se em conceitos como o pensamento complexo, a transdisciplinaridade e a ecoformação. A pergunta norteadora se limita a conhecer quais são as contribuições da elaboração colaborativa de um Cenário Ecoformador no ensino e na aprendizagem de estudantes do 5º ano que frequentam a Escola Municipal Professor Didio Augusto de União da Vitória - Paraná. Visando a responder a esse questionamento, a pesquisa objetivou evidenciar as contribuições de um Cenário Ecoformador, elaborado colaborativamente no ensino e na aprendizagem de estudantes do 5º ano que frequentam a Escola Municipal Professor Didio Augusto de União da Vitória – Paraná. Para o cumprimento desse objetivo, adotou-se a Pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, sendo usados o questionário e a entrevista para a coleta de dados. Para subsidiar o estudo, recorreuse aos principais autores: Moraes (2003,2004); Morin (2000); Nicolescu (1999); Pineau (2005); Torre (2008,2009); Zwierewicz (2017,2019) e Torre e Zwierewicz (2009). Face ao exposto, o estudo se comprometeu em prover mudanças necessárias no cenário educacional, as quais surgem de demandas sociais e ambientais e de incertezas em relação ao futuro. A experiência vivenciada ocorreu em meio a uma das maiores crises sanitárias enfrentadas pelos habitantes deste planeta: a pandemia da COVID-19. As aulas estavam sendo ofertadas de forma remota, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, contudo, considerando a vulnerabilidade econômica das famílias no acesso aos recursos digitais, a maioria dos estudantes recebeu materiais impressos para a continuidade dos estudos. Em razão da Covid - 19 e da falta de recursos financeiros, ainda não foi possível construir o espaço ecoformador, mas tem-se esse compromisso com os estudantes que se envolveram nesta pesquisa. Contudo, desenvolveu-se o PCE com atividades alternativas para o planejamento e a prospecção da construção do Cenário Ecoformador. Para a elaboração das atividades do PCE, algumas ações ocorreram de forma presencial, com autorização da Secretaria Municipal de Educação de União da Vitória/PR e das famílias, respeitando os protocolos de segurança em razão da COVID-19. Criaram-se oportunidades diante da crise e mostrou-se, ao longo deste documento, que as pesquisas em educação, mesmo com recursos escassos, são capazes de polinizar ações de cuidado com o planeta e, por consequência, dos seres que nele habitam. A pesquisa contribui com o campo da educação ao evidenciar as possibilidades de prover práticas pedagógicas contextualizadas com a realidade dos estudantes, práticas essas que se efetivam nos princípios da transdisciplinaridade, do pensamento complexo e da ecoformação. E, por fim, para a pesquisadora, a pesquisa possibilitou a apropriação de diferentes saberes essenciais à docência e às práticas transformadoras. Palavras-chave: Projetos Criativos Ecoformadores. Cenário Ecoformador. Transdisciplinaridade. Ecoformação


Abstract:

Because of each historical context, the foundations of Education rely on pedagogical trends whose aim is to educate people based on different conceptions, whether social, political, economic or others. In Brazil, one of the first pedagogical trends, the traditional liberal one, keeps on influencing the pedagogical practices of teachers until today. From this perspective, disciplinary teaching is prioritized, with repetition and reproduction of subject matter for students' cognitive development and alienation, with a minimized view of the world. In view of this reality, this study contributes in a way that the strategies adopted in teaching and learning processes be integrated and articulated, and promote students’ active and proactive participation, valuing autonomy and stimulating their protagonism and commitment to actions that favor the good living with oneself, with others and with the environment. For this purpose, the study drew on the Ecosystem Paradigm (MORAES, 2004) and the project-based approach, specifically the methodology for Eco-pedagogical Creative Projects (TORRE; ZWIEREWICZ, 2009). The study contemplates the proposal of an Eco-pedagogical Scenario in a school in the municipality of União da Vitória, state of Paraná (PR), Brazil, and its articulated application to the syllabi and the demands of reality, supported by concepts such as complex thinking, transdisciplinarity and eco-pedagogy. The guiding question is centered on investigating the contributions of the collaborative devising of an Eco- pedagogical Scenario in the teaching and learning process of 5th graders attending the Professor Didio Augusto Municipal School in União da Vitória, PR. To answer this question, the study focused on pinpointing the contributions of a collaboratively devised Eco-pedagogical Scenario in the abovementioned grade and school. To fulfill this objective, Action Research was adopted, with a qualitative approach, using a questionnaire and interviews for data collection. The study was substantiated mainly by these authors: Moraes (2003, 2004); Morin (2000); Nicolescu (1999); Pineau (2005); Tower (2008, 2009); Zwierewicz (2017, 2019), and Torre and Zwierewicz (2009). The school object of study is located in a neighborhood formed by an economically vulnerable population, extraneous to environmental conservation. Given the above, the study is committed to providing relevant changes in the educational scenario, which arise from social and environmental demands and uncertainties about the future. The experience in question took place in the middle of one of the biggest sanitary crises faced by the inhabitants of this planet – the COVID-19 pandemic. Classes then began being conducted remotely, mediated by Digital Information and Communication Technologies, however, considering the economic vulnerability of families in accessing digital resources, so most students were receiving printed materials to continue their studies. Due to the COVID-19 situation and lack of financial resources, the eco-pedagogical space has not yet been built. However, the Eco-pedagogical Creative Project was developed with alternative activities aimed at planning and prospecting the construction of the Eco-pedagogical Scenario. For the preparation of the activities of Project, some actions were held in person, with authorization from the Municipal Education Department of União da Vitória/PR and the families involved, respecting the COVID-19 safety protocols. We created opportunities in the face of the crisis and showed throughout this document that research in education, even with scarce resources, is capable of pollinating actions to care for the planet and consequently for the beings that inhabit it. The contributions of this study therefore comprise the evidence of possibilities of pedagogical practices that are contextualized with the students' reality, which are carried out on the principles of transdisciplinarity, complex thinking and eco-pedagogy, enabling the appropriation of different knowledge, essential for teaching and transformative practices. Palavras-chave: Eco-pedagogical Creative Projects. Eco-pedagogical Scenario. Transdisciplinarity. Eco-pedagogy


Ano:

2021


Páginas:

165


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2787
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Indexado em: agosto 22, 2022
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