Título da Dissertação:

PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM ÊNFASE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA


Autores:

KELY TEREZA DE MOURA


Orientadores:

Dra. Marlene Zwierewicz – PPGEB – UNIARP (Presidente da Banca/ Orientadora)


Palavras-Chave:

Educação Básica. Língua Inglesa; Projetos Criativos Ecoformadores (PCE); Transdisciplinaridade. Ecoformação.


Resumo:

s demandas globais e locais se ampliaram com a pandemia causada pelo Sars-CoV2, vírus que provoca a COVID-19. No âmbito educacional, essa condição evidenciou a necessidade de transitar de práticas pedagógicas centradas na abordagem tradicional para experiências que colaborem na ressignificação das formas tradicionais de ensinar e das possibilidades para aprender. Tendo como condição mobilizadora a possibilidade de contribuir com práticas pedagógicas da Educação Básica, esta pesquisa objetivou elaborar um Projeto Criativo Ecoformador (PCE) para o 9° ano do Ensino Fundamental, analisando sua aproximação com demandas apresentadas por estudantes do Colégio Estadual Presidente Vargas, localizado na cidade de Pinhal de São Bento, Paraná, e com indicadores de práticas transdisciplinares de leitura, de produção e de interpretação textual elencados por Zielinski (2019). Teoricamente, a pesquisa teve como autores de referência Arnt (2020), Batalloso e Moraes (2020), González Velasco (2017), Lima e QuevedoCamargo (2008), Miranda (2015), Morin (2011, 2015, 2018, 2019), Nicolescu (2014, 2018), Oliveira (2006), Petraglia (2008, 2013), Petraglia e Furlin (2020), Pineau (2004), Sá (2019) e Silva (2008), Torre e Zwierewicz (2009), entre outros. Metodologicamente, priorizou-se a pesquisa participante apoiada pela pesquisa exploratória e pela abordagem qualitativa. Participaram do estudo 20 estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental da escola selecionada para a pesquisa. Para a coleta de dados, utilizaram-se: um questionário elaborado e validado para ser aplicado no início da pesquisa, visando a coletar dados a respeito de potencialidades e de demandas formativas dos estudantes; um roteiro para avaliar a proximidade das atividades propostas no planejamento do PCE aos indicadores detectados por Zielinski (2019). Os resultados destacam demandas dos estudantes consideradas na elaboração do produto educacional, ou seja, o PCE intitulado ‘Do Brasil em chamas à cocriação de cenários ecoformadores para ensinar, aprender e bem viver’, entre elas, a necessidade de vinculá-lo a uma temática atual e também de ter acesso a diferentes fontes de pesquisa. Em relação à elaboração do produto educacional, propôs-se uma iniciativa que vincula demandas dos estudantes, especificidades da realidade local e emergências globais ao estudo de conteúdos curriculares e que valoriza a exploração de diferentes recursos tecnológicos, o trabalho colaborativo, a pesquisa e um diálogo permanente com a arte. No confronto do produto educacional com o estudo de Zielinski (2019), detectou-se proximidade do PCE com os dez indicadores de práticas transdisciplinares de leitura, interpretação e produção textual selecionados pela pesquisadora. Espera-se que os resultados da pesquisa, incluindo o produto educacional constituído por um PCE acessível em https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701586, possam colaborar para um planejamento e para práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras impulsionadas por docentes que atuam no componente curricular Língua Inglesa, favorecendo também sua capilarização em outros contextos no sentido de explorar o caráter polinizador da metodologia de ensino proposta. Palavras-chave: Educação Básica. Língua Inglesa; Projetos Criativos Ecoformadores (PCE); Transdisciplinaridade. Ecoformação


Abstract:

Global and local demands have been boosted due to the pandemic caused by SarsCoV-2, the virus leading to COVID-19. In the educational field, this condition clearly showed the need to switch from pedagogical practices focusing on traditional approaches to experiences that collaborate to re-signify the traditional ways of teaching and the possibilities of learning. The mobilizing factor being the possibility to contribute with pedagogical practices in Basic Education, this study had the purpose for designing an Eco-formative Creative Project (PCE) for the 9th grade of Middle School, analyzing its proximity to the demands presented by students in the State School President Vargas, located in the city of Pinhal de São Bento, Paraná, and with indicators of transdisciplinary practices of reading, production and interpretation of texts as listed by Zielinski (2019). Theoretically, the study was substantiated by authors Arnt (2020), Batalloso and Moraes (2020), González Velasco (2017), Lima and Quevedo-Camargo (2008), Miranda (2015), Morin (2011, 2015, 2018, 2019), Nicolescu (2014, 2018), Oliveira (2006), Petraglia (2008, 2013), Petraglia and Furlin (2020), Pineau (2004), Sá (2019) and Silva (2008), Torre and Zwierewicz (2009), and others. Methodologically, priority was given the participating research supported by exploratory research and by a qualitative approach. Participants in the study were 20 students from the 9th grade in Middle School in the institution selected for the study. In order to collect data, a questionnaire was devised and then validated to be applied early in the study, aiming at collecting data concerning the potentials and formative demands from students; also a script to evaluate the proximity of the activities proposed in the PCE planning in relation to the indicators found by Zielinski (2019). The results highlight demands from students that have been considered in the making of the educational product, that is, the PCE named ‘Do Brasil em chamas à cocriação de cenários ecoformadores para ensinar, aprender e bem viver’ (from Brazil in flames to the co-creations of eco-formative scenarios for teaching, learning, and well-living, including the need to link it to a current topic and also to have access to different sources of research. Regarding the making of the educational product, a initiative was proposed to link demands from students, specificities of the local reality, and global emergences to the study of curricular contents which prizes exploring new technological resources, collaborative work, research, and an ongoing dialogue with art. In confronting the educational product with the study by Zielinski (2019), a proximity was found between PCE and the 10 indicators of transdisciplinary practices of reading, interpretation and productions of texts, selected by the researcher. It is expected that the results of the study, including the educational product consisting of a PCE available at https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701586, may contribute to planning and transdisciplinary and eco-formative pedagogical practices, boosted by teachers who work in curricular component English Language, also benefitting its capillarity in other contexts in terms of exploring the pollinating nature of the teaching methodology proposed. Keywords: Basic Education. English Language; Eco-Formative Creative Projects (PCE); Transdisciplinary Practices. Eco-formation


Ano:

2021


Páginas:

74


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Indexado em: agosto 22, 2022
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