Título da Dissertação:

PROJETO CRIATIVO ECOFORMADOR COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Autores:

LEANDRO JOSÉ CARNEIRO DE ALMEIDA


Orientadores:

Vera Lúcia Simão


Palavras-Chave:

Transdisciplinaridade. 2. Ecoformação 3. Projetos Criativos Ecoformadores .4. Práticas Pedagógicas. I. Simão, Vera Lúcia. II. TITULO


Resumo:

A presente pesquisa apresenta um estudo sobre as contribuições da proposta metodológica dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) no processo de ensino e de aprendizagem transdisciplinar para o 7º ano do Ensino Fundamental a partir do tema sustentabilidade. Para a ação pedagógica centrar-se no seu entorno social e ambiental, é fundamental evidenciar que as práticas transdisciplinares e ecoformadoras fazem parte do processo de ensino. Nessa direção, mobilizou-se para investigação baseando-se na pergunta: quais as contribuições do PCE como proposta metodológica no processo de ensino e aprendizagem transdisciplinar para o 7º ano a partir do tema sustentabilidade? Como contexto à investigação, buscou-se desenvolver, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Timbó Grande – SC, uma proposta metodológica norteada pela perspectiva transdisciplinar e ecoformadora. A partir disso, o objetivo geral da pesquisa foi investigar as contribuições da metodologia do PCE para o desenvolvimento de processos de ensino e de aprendizagem transdisciplinares no 7º ano do Ensino Fundamental. Na investigação, realizou-se uma pesquisa em relação à natureza do tipo qualitativa e, quanto ao procedimento, realizou-se uma pesquisa-ação apoiada pela pesquisa bibliográfica. Para tanto, buscou-se aprofundamento teórico em autores como Morin (2000, 2002), Galvani (2020), Mallart (2008), Torre (2008), Torre e Zwierewicz (2009), Moraes (2010), Silva e Torre (2015), entre tantos outros, a fim de responder à questão da pesquisa. Como estratégias para dinamizar a pesquisa-ação e a coleta de dados, realizaram-se: formação continuada com os professores do 7º ano; gincana criativa ecoformadora: escola sustentável; feira do conhecimento. A análise teve como base os organizadores conceituais do PCE a partir do tema sustentabilidade. Os resultados da pesquisa indicam que as contribuições da proposta metodológica do PCE no processo de ensino e de aprendizagem transdisciplinar para o 7º ano evidenciaram existirem ações pedagógicas por parte dos docentes, que denotam comprometimento e desejo de promoverem uma educação de qualidade, criativa, inovadora e transdisciplinar para todos, com total apoio da gestão escolar. Possibilitou-se concluir que a metodologia do PCE favoreceu um ensino mais dinâmico, transformador e condizente com as necessidades da realidade local. Além disso, o estudo possibilitou uma autoavaliação da prática docente, proporcionando novos entendimentos sobre o processo de ensino e a relevância de adotarem-se práticas que estimulem a transformação dos estudantes e a do próprio professor e que promovam a construção do conhecimento científico por parte deles. Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Ecoformação. Projetos Criativos Ecoformadores. Práticas Pedagógicas.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2020


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=963
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Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
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