Título da Dissertação:

PROGRAMA PARA ATENDIMENTO DE DEMANDAS FORMATIVAS DE DOCENTES QUE ATUAM EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL- SENAC: CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO PEDAGÓGICA


Autores:

VERIDIANA NOGA


Orientadores:

Prof. Dr. Joel Cezar Bonin - UNIARP


Palavras-Chave:

Gestão Pedagógica. Formação Docente. Educação Profissional.


Resumo:

O presente trabalho de pesquisa é resultado de uma investigação desenvolvida dentro do contexto da gestão pedagógica de Cursos Técnicos de Nível Médio, inicialmente pensado e problematizado em uma das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), do Estado do Paraná, a saber, a Unidade do Município de União da Vitória. Um dos primeiros fatores que despertou o interesse desta pesquisa circunscrevia a necessidade da elaboração de uma proposta formativa de preparação dos docentes ingressantes do SENAC. Essa instituição possui um referencial pedagógico próprio e que, por ser diferenciado, pode levar muitos docentes a cometerem equívocos na forma de avaliar a aprendizagem dos alunos. Desse modo, a necessidade de elaboração de um material próprio para preparar esses docentes nos pareceu um bom motivo de investigação dentro dos propósitos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) – Mestrado Profissional da UNIARP, Caçador-SC. Assim sendo, levando em conta a atual situação do mercado de trabalho que implica em grandes mudanças que caracterizam a realidade da educação profissional do país, principalmente advindas da revolução científico-tecnológica, este trabalho foi organizado, pensado e executado. Em nossos dias, o mercado de trabalho passou a demandar trabalhadores mais criativos, conectados e proativos. Essas demandas alteraram também a forma com que as escolas técnicas passaram a olhar para o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, para a formação de seus docentes. No que se refere à oferta de Cursos Técnicos de Nível Médio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC é uma importante instituição em nosso país para formação de profissionais para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Nesse sentido, com o objetivo de contribuir para a gestão pedagógica de Cursos Técnicos de Nível Médio, essa pesquisa de caráter exploratório, documental e bibliográfico, subsidiada pela abordagem qualitativa, pautou-se na coleta e análise de dados com os Pedagogos/Técnicos de Educação Profissional e Tecnológica do SENAC PR, por meio de questionários, a fim de compreender quais as demandas formativas para os docentes ingressantes na instituição. A partir dos resultados obtidos, foi elaborado um Programa de Formação, comedido por um dos principais dos alicerces desse estudo: as concepções e princípios do referencial pedagógico da instituição - O Modelo Pedagógico SENAC (MPS), que é pautado na formação humana e no desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho. Palavras-chave: Gestão Pedagógica. Formação Docente. Educação Profissional


Abstract:

This research work is the result of an investigation developed within the context of the pedagogical management of High School Technical Courses, initially thought and problematized in one of the units of the National Service for Commercial Learning (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC), in the State of Paraná, namely, the Unit of the Municipality of União da Vitória. One of the first factors that aroused the interest of this research circumscribed the need to prepare a training proposal for the preparation of incoming professors at SENAC. This institution has its own pedagogical framework and, as it is differentiated, it can lead many professors to make mistakes in the way they assess student learning. Thus, the need to develop a specific material to prepare these teachers seemed to us to be a good reason for investigation within the research purposes of the Postgraduate Program in Basic Education (PPGEB) – Professional Master's Degree at UNIARP, Caçador-SC. Therefore, taking into consideration the current situation of the market, which implies major changes that characterize the reality of professional education in the country, mainly arising from the scientific-technological revolution, this work was organized, thought out, and executed. Nowadays, the job market has started to demand more creative, connected, and proactive workers. These demands also changed the way in which technical schools started to look at the teaching and learning process and, consequently, at the training of their teachers. With regard to the provision of Medium Level Technical Courses, the National Service for Commercial Learning - SENAC is an important institution in our country for training professionals for the Commerce of Goods, Services, and Tourism. In this sense, in order to contribute to the pedagogical management of Secondary Level Technical Courses, this exploratory, documentary, and bibliographic research, supported by a qualitative approach, was based on data collection and analysis with the Pedagogues/Technicians of Education Professional and Technological of SENAC PR, through questionnaires, in order to understand the training demands for the incoming professors at the institution. From the results obtained, a Training Program was designed, guided by one of the main foundations of this study: the conceptions and principles of the institution's pedagogical framework - The SENAC Pedagogical Model (MPS), which is based on human training and development skills for the world of work. Keywords: Pedagogical Management. Teacher Training. Professional education


Ano:

2021


Páginas:

131


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2775
PDF:
Download

Indexado em: agosto 22, 2022
Cursos Associados:
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação