Título da Dissertação:

PROGRAMA DE FORMAÇÃO-AÇÃO EM ESCOLAS CRIATIVAS: DAS DEMANDAS DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL À AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Autores:

Alessandra Garcia Zanol


Orientadores:

Profa. Dra. Marlene Zwierewicz (Orientadora) – PPGEB/UNIARP


Palavras-Chave:

1 Formação docente. 2. Educação Básica. 3. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável .4. Ecoformação. 5. Transdisciplinaridade. I. Zwierewicz, Marlene. II. Titulo.


Resumo:

Com a perspectiva de que a ecoformação e a transdisciplinaridade, articuladas às contribuições do pensamento complexo, pudessem colaborar com práticas pedagógicas comprometidas com a formação de estudantes capazes de viver a condição humana conscientes da sua condição terrena, desenvolveu-se esta pesquisa. Objetivou-se elaborar um programa de formação transdisciplinar e ecoformador compatível às demandas formativas de docentes que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Estadual La Salle de Pato Branco, Paraná e comprometido com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Metodologicamente, o estudo se caracterizou por uma pesquisa participante apoiada pela abordagem qualitativa. Participaram da elaboração da proposta dez profissionais que integram o Quadro Próprio do Magistério (QPM) do referido colégio. Além de fornecer informações sobre sua forma de atuação na docência e de indicar demandas formativas, os docentes analisaram a ‘versão preliminar’ do programa, observando a coerência do proposto às suas reais necessidades. Em um segundo momento, participaram cinco pesquisadores vinculados à Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC, que examinaram a ‘versão avaliada localmente’ e sua aproximação com a perspectiva formativa transdisciplinar e ecoformadora e com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que caracterizam os referidos conceitos. As contribuições dessas duas análises foram consideradas na ‘versão definitiva’. Para a coleta de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos de pesquisa: a) um questionário para conhecer demandas formativas dos docentes e sugestões para a elaboração do programa formativo compatível com as mesmas; b) um roteiro de questões utilizado no grupo de discussão formado pelos mesmos docentes para avaliar a aproximação da proposta com as demandas formativas locais; c) um questionário utilizado pelos pesquisadores da RIEC com o intuito de avaliar a aproximação da proposta com as premissas da transdisciplinaridade e da ecoformação e, em decorrência, com ODS que caracterizam esses conceitos. Como resultado desta pesquisa, apresenta-se um produto educacional no formato de um Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, acessível no link disponibilizado no Apêndice 2, adequado a demandas locais, indicando que em sua dinamização se atente a questões pontuais as quais podem se transformar em obstáculos para práticas transdisciplinares e ecoformadoras, como a cultura de isolamento, a alegação da falta de tempo e da quantidade de conteúdos e a visão sobre limitações no potencial dos estudantes. Em relação à sua proximidade com parte dos ODS valorizadores da perspectiva transdisciplinar e ecoformadora, constatou-se o potencial da proposta formativa para promover uma educação transformadora, baseada em valores, potenciais humanos e habilidades para vida. Nesse sentido, constatou-se o potencial da proposta para promover o diálogo, situando a relevância da base epistemológica e metodológica para esse processo e destacando a relevância da relação entre valorização das experiências docentes, a tomada de consciência a partir de movimentos de reflexão e o compromisso com a ação. Dessa forma, observou-se que a consciência coletiva pode ser dinamizada a partir dos princípios da transdisciplinaridade e da ecoformação, posicionando a metodologia do Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) como um dos diferenciais da proposta formativa. Palavras-chave: Formação docente; Educação Básica; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Ecoformação; Transdisciplinaridade.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2021


Páginas:

175


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2327
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Indexado em: agosto 27, 2021
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
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