LIZ BARBARA BORGHETTI
Adelcio Machado dos Santos
1. Saber. 2. Saberes docentes. 3. Professores e Prática Pedagógica
O tema desta pesquisa situa-se no campo da Pedagogia Universitria. Ter comofoco principal pesquisar quais saberes docentes so necessrios para que oaprendizado resulte em melhorias sociais, com investigao no desenvolvimentoprofissional docente, sobre os desafios na construo da profissionalidade docente.O estudo ser desenvolvido por meio de pesquisa bibliogrfica de carterinvestigativo em busca de conhecimento. Os principais autores que fundamentarama pesquisa foram: Bolzan (2001-2008), Cunha (1999), Freire (1996), Isaia (2003-2007), Libneo (2010), Pimenta (1999), Saviani (1996), Tardif (1991-2012), Nvoa(1991), que tm procurado mostrar a sua importncia para a formao, atuao edesenvolvimento dos professores. O estudo investigar a importncia dos saberes docentes necessrios para a prtica pedaggica dos professores. Expe asconcepes de saber sob a tica de Bombassaro (1992), Furi (1994) e Gauthieret al (1996) e destaca a importncia do saber da experincia como saber construdona prtica do professor. Ao longo da pesquisa ser possvel identificar algumaslacunas existentes na formao do professional docente em relao s expectativasquanto a frmula para administrar uma sala de aula. Espera-se reconhecer que asistematizao dos saberes docentes poder contribuir para a construo de umaidentidade profissional dos professores, uma concepo de educao, de ensino, indispensvel para a mobilizao dos profissionais numa determinada situao emsala de aula e fora dela.
Não Informado
2017
Não Informado