RAFAEL ANTONIO BIANCHI
Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha
Distúrbios Musculoesqueléticos 2. Alunos. 3. Educação Básica l. Rocha, Ricelli Endrigo Ruppel da. II. TÍTULO
Os Distúrbios Musculoesqueléticos (DME) se constituem em uma condição inflamatória e degenerativa que podem causar efeitos negativos durante a fase da escolarização, diminuindo a participação nas atividades escolares, dificultando a aprendizagem e aumentando a evasão escolar. O objetivo deste estudo foi sintetizar as evidências disponíveis na literatura sobre a prevalência de distúrbios musculoesqueléticos e os fatores associados em escolares da Educação Básica. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura dos últimos 28 anos que antecederam a pesquisa nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), PubMed, EBSCO e Scielo. No total, 73 artigos foram incluídos e contemplaram estudos com países de todos os continentes. Os resultados mostraram que predominaram delineamentos transversais, idade entre 6 a 21 anos e foram avaliados 131.904 alunos da Educação Básica. A região dos ombros (30,0%), pescoço (28,4%), coluna lombar (23,4%) e dorsal (21,4%) tiveram as maiores prevalências de DM. A prevalência média de DME nos escolares foi de 20,3% e o continente que apresentou maior prevalência foi a Oceania e menor a África. Foram relacionados aos DME fatores como o sexo feminino, idade maior que 10 anos, histórico familiar de DME, uso excessivo diário de computadores, televisão e videogames, inatividade física, esportes de competição, transporte de mochilas pesadas e por longas distâncias, tipo da mochila, qualidade do material escolar, menor rendimento escolar, pior qualidade do sono, alterações posturais e distúrbios psicossociais. Foi proposto um programa multicomponente para prevenção dos DME em alunos da Educação Básica, composto por 19 ações que englobam desde a identificação de locais e profissionais, passando pela aplicação de avaliações e palestras e, por fim, a avaliação da eficiência deste programa. Em resumo, conclui-se que os escolares da Educação Básica apresentam alta prevalência de DME e os fatores sociodemográficos, atividades físicas e de lazer, o estado nutricional, as condições ergonômicas, entre outros, estão relacionados a estes problemas. Palavras-Chave: Distúrbios Musculoesqueléticos. Alunos. Educação Básica.
Não Informado
2021
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