Título da Dissertação:

PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS MUSCULOESQUELÉTICOS E FATORES ASSOCIADOS EM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA


Autores:

RAFAEL ANTONIO BIANCHI


Orientadores:

Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha


Palavras-Chave:

Distúrbios Musculoesqueléticos 2. Alunos. 3. Educação Básica l. Rocha, Ricelli Endrigo Ruppel da. II. TÍTULO


Resumo:

Os Distúrbios Musculoesqueléticos (DME) se constituem em uma condição inflamatória e degenerativa que podem causar efeitos negativos durante a fase da escolarização, diminuindo a participação nas atividades escolares, dificultando a aprendizagem e aumentando a evasão escolar. O objetivo deste estudo foi sintetizar as evidências disponíveis na literatura sobre a prevalência de distúrbios musculoesqueléticos e os fatores associados em escolares da Educação Básica. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura dos últimos 28 anos que antecederam a pesquisa nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), PubMed, EBSCO e Scielo. No total, 73 artigos foram incluídos e contemplaram estudos com países de todos os continentes. Os resultados mostraram que predominaram delineamentos transversais, idade entre 6 a 21 anos e foram avaliados 131.904 alunos da Educação Básica. A região dos ombros (30,0%), pescoço (28,4%), coluna lombar (23,4%) e dorsal (21,4%) tiveram as maiores prevalências de DM. A prevalência média de DME nos escolares foi de 20,3% e o continente que apresentou maior prevalência foi a Oceania e menor a África. Foram relacionados aos DME fatores como o sexo feminino, idade maior que 10 anos, histórico familiar de DME, uso excessivo diário de computadores, televisão e videogames, inatividade física, esportes de competição, transporte de mochilas pesadas e por longas distâncias, tipo da mochila, qualidade do material escolar, menor rendimento escolar, pior qualidade do sono, alterações posturais e distúrbios psicossociais. Foi proposto um programa multicomponente para prevenção dos DME em alunos da Educação Básica, composto por 19 ações que englobam desde a identificação de locais e profissionais, passando pela aplicação de avaliações e palestras e, por fim, a avaliação da eficiência deste programa. Em resumo, conclui-se que os escolares da Educação Básica apresentam alta prevalência de DME e os fatores sociodemográficos, atividades físicas e de lazer, o estado nutricional, as condições ergonômicas, entre outros, estão relacionados a estes problemas. Palavras-Chave: Distúrbios Musculoesqueléticos. Alunos. Educação Básica.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2021


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=958
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Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
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