Título da Dissertação:

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA NÚCLEO RIO DOCE EM LEBON RÉGIS – SC


Autores:

EDUILDA BORGES PEREIRA


Orientadores:

Dr. Joel Haroldo Baade


Palavras-Chave:

1. Planejamento Pedagógico, 2. Metodologias diferenciadas, 3. Didática. 4. Gestão Pedagógica


Resumo:

O ponto de partida deste trabalho foi investigar como o planejamento pedagógico, enquanto suporte do professor, está contribuindo para o ensino-aprendizagem do aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola pública Núcleo Rio Doce de Lebon Régis. Para tanto, fez-se necessário um estudo sobre a prática pedagógica e a metodologia do professor (a). No decorrer deste estudo, pôde-se constatar o ensino básico nos Anos Iniciais na escola pública. Dessa forma, este trabalho teve como problemática o Planejamento didático e as metodologias trabalhadas pelo professor, no contexto da Educação Básica na escola municipal de Lebon Régis, sendo objeto de investigação as metodologias aplicadas e a organização do trabalho pedagógico na Gestão Pedagógica. Além disso, buscou-se um embasamento teórico, abordando as concepções de vários estudiosos, tendo como destaque Antônio Nóvoa, entre outros, sobre o método de ensino no Planejamento Pedagógico. A organização desse planejamento pedagógico de gestão escolar, está relacionada ao ensino-aprendizagem dos educandos, considerando como sugestão a inserção da proposta de estudo de metodologias diferenciadas e a formação para os educadores em busca de qualidade no ensino. O objetivo foi implantar e acompanhar o desenvolvimento do planejamento didático com elementos teórico-metodológicos para o ensino-aprendizagem do aluno. As ações que se desenvolveram durante a pesquisa motivaram a construção do planejamento Didático que possibilitou a superação de práticas de ensino ultrapassado e ainda presentes no sistema educacional brasileiro. No ambiente de ensino, a pesquisa consolidou maneiras de ensinar com metodologias atrativas, evidenciando o lúdico, a instabilidade, enfim outras variadas possibilidades de ensinar. Palavras-Chave: Planejamento Pedagógico. Metodologias diferenciadas. Didática. Gestão Pedagógica.


Abstract:

The starting point of this work was to investigate the pedagogical planning, while teacher's support, this contributing to the teaching-learning in the early years of elementary school public school Core Rio Doce of Lebon Régis. To do so, if made necessary a study on pedagogical practice and methodology of the teacher. However, we can see the teaching made basic in the initial years in public school. In this way, this work had the problematic didactic planning and methodologies worked out by professor, in the context of basic education in the municipal school of Lebon Régis, being object of research methodologies applied and the Organization of the pedagogical work in Educational Management. In addition to seeking a theoretical basis addressing the conceptions of various thinkers, with featured Antonio Nóvoa, among others, on the method of teaching in Educational Planning. With the Organization of this pedagogical planning of school management, this related to the teaching and learning of students, whereas as a suggestion to insert the proposal for a study of differentiated methodologies and training for educators in search of quality in teaching. The objective was to deploy and monitor the development of the didactic planning with theoretical-methodological elements for teaching-learning. The actions that have developed during the research prompted the construction of the Didactic planning which enabled overcoming outdated teaching practices and still present in the Brazilian educational system. In the teaching environment to research ways to teach with consolidated methodologies attractive, did showing the playful, instability, anyway other varied possibilities of teaching. Keywords: Educational Planning. Differentiated methodologies. Didactics. Pedagogical Management.


Ano:

2018


Páginas:

84


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2740
PDF:
Download

Indexado em: agosto 1, 2022
Cursos Associados: Mestrado Profissional em Educação Básica
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação