LUIZA INÊS KAIM
Circe Mara Marques
Brincar 2. Língua de sinais. 3.Criança surda.4. Caderno de experiência. I. Marques, Circe Mara. II TITULO
Este estudo tratou de investigar os materiais didáticos-pedagógicos adaptados em Libras, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para as escolas com alunos surdos regularmente matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental de um município do oeste catarinense. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, envolvendo a participação de docentes, representante da Secretaria Municipal de Educação e três crianças surdas. O objetivo da pesquisa foi elaborar, com a participação das crianças surdas, material lúdico-pedagógico voltado à alfabetização na perspectiva bilíngue para apoiar práticas pedagógicas inclusivas e alinhadas com as culturas infantis. Os dados foram produzidos a partir de entrevista semiestruturada com os professores e com um membro da SME, a fim de conhecer a realidade escolar das crianças surdas e os desafios encontrados pelos docentes para incluí-las num ambiente de aprendizagem. Além das entrevistas, foram realizados encontros de brincadeiras com as crianças surdas no intuito de criar um material pedagógico – Caderno de Experiências Bilíngue em Libras. Esse material, organizado com a participação das crianças surdas, focou a aquisição e desenvolvimento da Libras como L1 e do Português, na modalidade escrita, como L2. Como resultado da pesquisa, observamos a falta de materiais adaptados em Libras que pudessem servir de apoio na inclusão das crianças surdas. Ao encontro dessa necessidade, o produto resultado dessa pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Básica consistiu na organização de um caderno de experiência, reunindo atividades lúdicas compiladas a partir de conversas em Libras com as crianças surdas, fotos, vídeos e desenhos feitos por elas, durante os encontros de brincadeiras. Palavras-chave: Brincar. Língua de Sinais. Criança surda. Caderno de Experiência.
Não Informado
2020
Não Informado