Título da Dissertação:

PERTINÊNCIA DO ENSINO NO USO DA METODOLOGIA DOS PROJETOS CRIATIVOS ECOFORMADORES (PCE) NO ENSINO FUNDAMENTAL


Autores:

ERENITA HOFFMANN


Orientadores:

Dra. Marlene Zwierewicz - PPGEB/UNIARP (Presidente da Banca/ Orientadora)


Palavras-Chave:

1 Ensino Fundamental, Projetos Criativos Ecoformadores (PCE), 2. Pertinência do ensino, 3. Transdisciplinaridade.


Resumo:

Transitar de um ensino descontextualizado a uma perspectiva transdisciplinar é um desafio, mas também uma possibilidade quando se investe na pertinência do ensino. Esta pesquisa com intervenção, metodologicamente definida como pesquisa-ação, priorizou possibilidades para tornar viável essa transição. Seu objetivo foi avaliar a utilização da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) e seus possíveis impactos sobre a pertinência do ensino em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Timbó Grande, Santa Catarina. Para tanto, priorizou-se a pesquisa-ação mediada pela abordagem qualitativa. Como técnicas de pesquisa optou-se pelo grupo focal, análise documental e por entrevistas, sendo que para a coleta de dados foi utilizado um roteiro diferente para cada uma das técnicas. A população foi formada por 46 (quarenta e seis) estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, sendo 24 da Turma 1 e 22 da Turma 2. Destes, oito estudantes participaram do grupo focal (Turma 1) para levantar sugestões para o PCE e oito da entrevista (Turma 2) para avaliar os resultados da aplicação do projeto. A seleção dos estudantes para ambos os processos foi feita aleatoriamente. Também participou da pesquisa, a docente responsável por umas das turmas. Como resultado, destaca-se que o uso da metodologia do PCE possibilitou estimular uma aprendizagem vinculada à valorização da realidade dos estudantes, ao diagnóstico dos seus problemas, mas também de suas potencialidades, favorecendo que no processo fossem encontradas soluções que melhorassem a escola e a prática pedagógica. Os maiores beneficiados foram os estudantes que participaram de atividades que implicaram a realidade local sem subestimar o âmbito global. Essas atividades foram apoiadas pelas perspectivas da transdisciplinaridade e da ecoformação, favorecendo a articulação teórico-prática e a aproximação do currículo escolar às demandas da realidade. Portanto, como produto educacional deste estudo, disponibiliza-se à Educação Básica um exemplo de PCE voltado para o estímulo à pertinência do ensino. Palavras-chave: Ensino Fundamental. Projetos Criativos Ecoformadores (PCE). Pertinência do ensino. Transdisciplinaridade.


Abstract:

Moving from a decontextualized teaching to a transdisciplinary perspective poses a challenge, but also a possibility when the relevance of teaching is considered. This intervention research, methodologically defined as action research, assessed and prioritized possibilities to make this transition feasible. It aimed to evaluate the use of methodology from Eco-Trainer Creative Projects - ECP (Projetos Criativos Ecoformadores – PCE), and its possible impacts on the relevance of teaching in a 5thgrade Elementary School class of a public school in the city of Timbó Grande, Santa Catarina, Southern Brazil. To this end, action research mediated by the qualitative approach was considered a priority. Focus group, document analysis, and interviews were chosen as the research techniques; as for data collection, a different guide was used for each of the techniques. The sample was formed by 46 (forty-six) students from the 5th grade of Elementary School, 24 from Classroom 1 and 22 from Classroom 2. Of the aforementioned groups, eight students participated in the focus group (Classroom 1) coming up with suggestions for the ECP, and eight students participated in the interviews group (Classroom 2) to evaluate the results after applying the project. The selection of students for both processes was made at random. In the research also participated the teacher responsible for one of the classrooms. As a result, it is important to highlight that the use of the PCE methodology made it possible to stimulate learning linked to the appreciation of the students' reality, the diagnosis of their problems, but also their potentialities, which allowed to find solutions during the process that improve the school and the pedagogical practice. The students who benefited more were those who participated in activities that implied the local reality without underestimating the global scope. These activities were supported by the perspectives of transdisciplinarity and Eco-Training, encouraging the theoreticalpractical articulation and the approximation of the school curriculum to the demands of reality. Therefore, as an educational product of this study, an example of ECP aimed at stimulating the relevance of teaching is made available to Basic Education. Keywords: Elementary School. Eco-Trainer Creative Project (ECP). Relevance of Teaching. Transdisciplinarity


Ano:

2019


Páginas:

72


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2789
PDF:
Download

Indexado em: agosto 22, 2022
Cursos Associados:
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação