Título da Dissertação:

PERCEPÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS E PRÁTICAS INOVADORAS SOB A ÓTICA DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR


Autores:

AMANDA PADILHA MACHADO


Orientadores:

CRISTINA KEIKO YAMAGUCHI


Palavras-Chave:

1. Práticas inovadoras e facilitadoras.2. Metodologias ativas de ensino. 3. Formação docente


Resumo:

A procura por metodologias inovadoras é crescente em todas as instituições de ensino e têm como objetivo possibilitar algumas práxis pedagógicas capazes de ultrapassar os limites do treinamento puramente técnico e tradicional para, efetivamente, alcançar a formação do sujeito como um ser ético, histórico, crítico, reflexivo, transformador e humanizado. O presente trabalho apresenta como objetivo geral conhecer a utilização das práticas inovadoras e facilitadoras de metodologias ativas de ensino dos docentes do ensino superior nos cursos da área saúde, nas modalidades bacharelado e licenciatura, e nos cursos de licenciatura numa Universidade Comunitária do meio oeste de Santa Catarina e como objetivos específicos: descrever os métodos inovadores de aprendizagem praticados no ensino superior; observar a aceitabilidade dos docentes de uma Universidade Comunitária do meio oeste catarinense por estratégias inovadoras de ensino e diagnosticar os motivos que levam os docentes a não usarem (ou usarem pouco) as práticas inovadoras e facilitadoras de metodologias ativas de ensino. O método utilizado na presente pesquisa foi o indutivo. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, descritiva e exploratória e de abordagem qualitativa. Aplicou-se um questionário on-line com 10 perguntas sobre o perfil docente e 6 perguntas sobre o conhecimento e utilização dos docentes acerca das práticas inovadoras e facilitadoras de metodologias ativas. Para a análise de dados optou-se pelo método de análise de conteúdo. Por meio das metodologias e estratégias de ensino, os docentes encorajam seus discentes para investir em novas buscas e descobertas. Para possibilitar o domínio dos conhecimentos sobre metodologias ativas é necessário formar docentes que aprendam a pensar, a fazer a relação entre teoria e prática e a buscar, de modo criativo e adequado, a resolução dos problemas que emergem no cotidiano do ambiente educacional e comunitário. Após aplicação do questionário de pesquisa foi possível verificar que os docentes participantes têm conhecimento sobre as metodologias inovadoras e facilitadoras de ensino, porém, grande parte não recebeu formação acadêmica para atuar em sala de aula. Foi possível observar que os docentes procuraram a formação docente após a graduação, principalmente, com cursos de Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado. As respostas também enfatizam que as universidades deixam de lado, muitas vezes, o aperfeiçoamento profissional e não alteram as condições organizacionais para que os novos métodos de ensino sejam aplicados. Os docentes pesquisados apresentam preocupação com o processo de ensino-aprendizagem, mas ainda têm dificuldades em torná-lo mais atraente para o aluno. Vários docentes afirmaram que já participaram de formações voltadas a prática de metodologias ativas, porém, o tempo de capacitação foi curto e o desenvolvimento desta prática ainda acontece de forma parcial e gradativa, acompanhado de dúvidas e inseguranças. Destacaram que a oferta de outras capacitações na instituição é essencial para que as metodologias ativas sejam inseridas no cotidiano de sala de aula de forma mais completa. A presente pesquisa propiciou aos docentes a reflexão sobre seu papel na educação e qual a finalidade do seu ensino. Esta tarefa é difícil e extensa, mas é capaz de romper com velhas crenças e dogmatismos nas práticas educativas.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=900
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Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
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