João Henrique Alves Grava Molina
Ludimar Pegoraro
Não Informado
Este trabalho apresenta análises sobre o curso superior de graduação em Engenharia de Produção, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A problemática central da análise se constituiu em investigar quais saberes são necessários à formação do Profissional de Engenharia de Produção para que desenvolva uma profissionalidade socialmente responsável. Através de pesquisa bibliográfica e de campo (documental), observando o Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina (PDI), no Projeto Pedagógico Institucional do IFSC (PPI) e no Projeto Pedagógico do curso (PPC) de Engenharia de Produção do Câmpus Caçador, são priorizados saberes científico-tecnológicos em detrimento dos saberes filosóficos e científico-socias. O ponto de partida é entender como se constitui e se reproduz o modelo de sociedade, que interfere em todos os aspectos da vida nos tempos atuais. O trabalho demonstra que há um desequilíbrio entre os saberes e que, de fato, isso pode prejudicar o desenvolvimento em virtude dos profissionais formados não estarem comprometidos com o desenvolvimento social, mas apenas individual.
Não Informado
2019
Não Informado