Título da Dissertação:

ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS POTENCIALIZADORES DE EXPERIÊNCIAS CRIATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Autores:

MARIA TERESINHA MILAN DA SILVA


Orientadores:

Dra. Vera Lúcia Simão


Palavras-Chave:

1 PCE. Espaços. 2 Educação Infantil. 3Criatividade


Resumo:

RESUMO A presente pesquisa apresenta um estudo sobre a organização dos espaços de educação infantil como potencializador de experiências criativas. Para que a ação educativa seja centrada na criança, é fundamental o docente estar atento às necessidades e às curiosidades dela, para então, organizar os espaços e os materiais, tornando o ambiente acolhedor e desafiador. Nessa direção, mobilizou-se a investigação com base na pergunta: de que modo os espaços na Educação Infantil de um CMEI de um município do meio-oeste catarinense podem ser potencializadores de experiências criativas? A partir disso, o objetivo geral da pesquisa consistiu em apresentar, como produto educacional, estratégias para a organização dos espaços de educação infantil como potencializadores da criatividade. Na investigação, realizou-se uma pesquisa em relação à natureza do tipo qualitativa e quanto ao procedimento bibliográfica e estudo de caso. Para tanto, coletaram-se, em pesquisas científicas e nos documentos oficiais da educação brasileira, exemplos de organização de espaços que potencializam a criatividade. Para seleção da organização dos espaços, utilizaram-se, como critérios, os conceitos didáticos do PCE (2009). Como categoria de análise, consideraram-se os conceitos, autonomia e criatividade, sentipensar e vivenciar e estratégias múltiplas e diversificadas (TORRE e ZWIEREWICZ, 2009). Quando interpretado sobre as contribuições da organização dos espaços como potencializadores de experiências criativas, nota-se a existência de ações pedagógicas voltadas a esse fim, com investimento em materiais, jogos, além da exploração de espaços diferenciados para a criança brincar e desbravar. Dessa forma, ao organizar os espaços, é possível proporcionar o desenvolvimento de experiências criativas. Palavras-Chave: PCE. Espaços. Educação Infantil. Criatividade


Abstract:

ABSTRACT This research presents a study on the organization of early childhood education spaces as a essential for creative experiences. For the educational action to be centered on the child, it is important for the teacher to pay attention to the needs and curiosities of each of them, and then organize the spaces and materials in order to make the environment cozy and challenging. In order to to it, we started investigations based on the question: “what are the contributions of the organization of early childhood education spaces for potencializing creative experiences in a CMEI in a municipality in the Midwest of Santa Catarina?” The general objective of the research came from this question, aiming to develop an educational product,as well as strategies for the organization of the indoor and outdoor spaces of early childhood education as potentializers of creativity. In the investigation, a qualitative research was carried after the bibliographic procedure. To this end, scientific research and official documents of Brazilian education were verified looking for guidelines of how to organize spaces in order to enhance creativity. To select the organization of the spaces, the didactic concepts of the PCE (2009) were used as a criterion. As an analysis category, concepts like, autonomy and creativity, thinking and experiencing and multiple and diversified strategies were considered (TORRE and ZWIEREWICZ, 2009). When interpreted on the contributions of the organization of spaces as potentializers of creative experiences, it was possible to check that there are pedagogical actions aimed for this purpose, with investment in materials and games, in addition to exploring different spaces for children to play and explore. Thus, when organizing the outdoor and indoor spaces, it is possible to provide the development of creative experiences. Keywords: PCE. Child education. Spaces. Creativity


Ano:

2020


Páginas:

72


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2767
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Indexado em: agosto 9, 2022
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