Título da Dissertação:

OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA FUTUROS ALFABETIZADORES: A ARTE DE APRENDER PARA PODER ENSINAR


Autores:

CRISTIANE ELIZABETH GABIEC


Orientadores:

Prof. Dr. Joel Haroldo Baade


Palavras-Chave:

1Aprendizado com significado, 2. Ensino de Matemática, 3. Formação de professores, 3. Atividades lúdicas


Resumo:

O mundo encontra-se em constante transformação e na educação não é diferente. Os alunos não são mais os mesmos, a tecnologia avançou e a metodologia do ensino de matemática também precisa procurar formas mais atrativas e dinâmicas para que o aluno compreenda os conteúdos matemáticas. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo principal contribuir no processo formativo do ensino de matemática dos alunos do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Túlio de França por meio de ações fundamentadas nas práticas da resolução de problemas e da utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras, com o intuito de promover uma aprendizagem com significado e compreensão. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com abordagem quali-quantitativa e objetivo exploratóriodescritivo com a participação de 21 estudantes das turmas de 3ª e 4ª série do curso de Formação de Docentes, os quais participaram de sete encontros que ocorreram nas dependências do colégio no período noturno. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a) questionário diagnóstico; b) observação participativa; c) diário de campo; d) registro fotográfico; e) questionário prognóstico, o qual serviu como feedback das atividades realizadas, da contribuição da construção do conhecimento e do alcance dos objetivos propostos foram alcançados. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, com a aplicação das oficinas, os alunos compreenderam algumas metodologias que podem ser aplicadas para um melhor entendimento dos conceitos matemáticos, tanto para si mesmos, como para o ensino das crianças. Observou-se, ainda, a necessidade de continuação do projeto para complementar a formação dos futuros professores/alfabetizadores. Palavras-chave: Aprendizado com significado. Ensino de Matemática. Formação de professores. Atividades lúdicas


Abstract:

The world is constantly changing and education is no different. Students are no longer the same, technology has advanced and the methodology of mathematics teaching also needs to look for more attractive and dynamic ways for the student to understand mathematical content. In this way, the present work had as main objective to contribute in the formative process of the mathematics teaching of students of the Teacher Training course of the Túlio de França School through actions based on the practices of problem solving and the use of games and toys, with the aim of promoting meaningful and understanding learning. To this end, an action research was developed with a qualitative-quantitative approach and an exploratorydescriptive objective with the participation of 21 students from the 3rd and 4th grades of the Teacher Training course, who participated in seven meetings that took place in the school at night. The instruments used for data collection were: a) diagnostic questionnaire; b) participatory observation; c) field diary; d) photographic record; e) prognostic questionnaire, which served as feedback on the activities carried out, on the contribution to knowledge construction and on the achievement of the proposed objectives. The results obtained were satisfactory, because, with the application of the workshops, the students understood some methodologies that can be applied for a better understanding of mathematical concepts, both for themselves and for the teaching of children. It was also observed the need to continue the project to complement the training of future teachers. Keywords: Meaningful learning. Mathematics Teaching. Teacher training. Playful activities.


Ano:

2022


Páginas:

109


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2797
PDF:
Download

Indexado em: agosto 22, 2022
Cursos Associados:
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação