Título da Dissertação:

OFICINA DE LIBRAS PARA CRIANÇAS: INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇA SURDA E OUVINTES


Autores:

THAÍS DE OLIVEIRA


Orientadores:

Profa. Dra. Márcia de Souza Lehmkuhl


Palavras-Chave:

1 Surdos, 2. Interação/Comunicação, 3. Oficina de Libras, 4. Inclusão.


Resumo:

O presente estudo intitulado como Oficina de Libras para Crianças: Interações entre Criança Surda e Ouvintes tratou de elaborar, aplicar e avaliar as contribuições da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como forma de interação entre crianças surdas e ouvintes que frequentam uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Fraiburgo – SC, através de uma Oficina de Libras. Este estudo priorizou a pesquisa-ação com abordagem qualitativa e contou com a participação de 16 estudantes, sendo 15 ouvintes e uma criança surda de uma Escola Pública Municipal da cidade de Fraiburgo/SC. Os dados foram produzidos a partir de: I - Observação com registros em caderno de campo e áudio visuais para mostrar antes do processo; II - Rodas de conversas com as crianças sobre o que já conheciam sobre a surdez; III - Aplicação da Oficina de LIBRAS e; IV - Observação final para avaliar a contribuição da Oficina na interação entre as crianças. Como resultado do estudo, foi possível observar que a Língua Brasileira de Sinais, favorece a interação entre as crianças surdas e ouvintes, e que ela é de extrema importância na inclusão da criança surda no ambiente escolar. Esta pesquisa compatibiliza com a prioridade assumida pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e os resultados obtidos com a pesquisa foram, de proporcionar aos estudantes ouvintes e a estudante surda comunicação em sala de aula e demais espaços escolares, tendo em vista que a maior barreira na inclusão da pessoa surda é a falta dela. Palavras-chave: Surdos. Interação/Comunicação. Oficina de Libras. Inclusão


Abstract:

The present project, entitled Libras Workshop for Children: Interactions between Deaf Children and Hearing People, aims to evaluate the contributions of learning Brazilian Sign Language to the interactions between deaf and hearing children who attend an elementary school in the city of Fraiburgo - SC. This study prioritizes action research with a qualitative approach and had the participation of 16 students, 15 of whom were hearing and a deaf child from a Municipal Public School in the city of Fraiburgo. Data production will include I - Observation with audio visual recordings to record before the process; II - Rounds of conversations with children about what they already know about deafness; III - Application of the Workshop and IV - Final observation to assess the Workshop's contribution to the interaction between children. This research is compatible with the priority assumed by the Professional Master's Program in Basic Education at the University of Alto Vale do Rio do Peixe and the results obtained with the research were to provide hearing students and deaf students with communication in the classroom and other school spaces, having considered that the biggest barrier to the inclusion of the deaf person is the lack of communication. Keywords: Deaf. Interactions/Communication. Workshop Libras. Inclusion


Ano:

2021


Páginas:

75


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2796
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Indexado em: agosto 22, 2022
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