Título da Dissertação:

O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE LINGUA INGLESA: COM AS PALAVRAS DOS PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BARRA DO BUGRES – MT


Autores:

Victor Hugo Barbiero


Orientadores:

Ludimar Pegoraro


Palavras-Chave:

Não Informado


Resumo:

Esta dissertação analisa o uso do livro didático de língua inglesa, em sala de aula, tomando como referência de pesquisa duas escolas públicas de barra do bugres, localizadas em Mato Grosso (MT). A partir de 2011, a língua inglesa foi incluída no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), oportunizando seu uso nas aulas da escola pública, período no qual o Governo Federal passou a disponibilizar para cada aluno da rede pública um livro consumível das disciplinas de espanhol ou inglês. A distribuição do livro didático na escola pública é um assunto recente, já que oficialmente o material chegou a todos os alunos do ensino público regular nos cinco últimos anos. Considerando que o uso do livro didático pelo professor pode contribuir para o ensino de habilidades de leitura e escrita através de atividades significativas e relevantes para as práticas sociais, encorajando os alunos a lerem e escreverem de forma autônoma e reflexiva, com o objetivo de melhorar seu senso de cidadania, esta pesquisa objetiva, analisar resultados de pesquisas realizadas no Mato Grosso sobre o uso do livro didático de Língua Inglesa e o pensamento de docentes que atuam na respectiva disciplina, destacando a relevância que atribuem ao recurso didático e como o exploram. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual os participantes do estudo são professores de Língua Inglesa de escolas públicas em uma cidade do estado de Mato Grosso. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com dois professores a partir de um questionário semi-estruturado e, também, estudos de documentos como as Orientações Curriculares de linguagens da Secretaria de Educação de Mato Grosso, Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A partir da análise dos dados, percebemos que existem várias vantagens sobre a utilização do livro didático: seu uso permite o ganho de tempo, tendo em vista a existência de somente uma aula de Inglês durante toda a semana. Além disso, o livro é atrativo, pois apresenta conteúdo relevante e atual, Além disso, compreendemos que são poucas as pesquisas que tratam sobre o uso do livro didático, em especial, aquelas que foram desenvolvidas no estado de Mato Grosso.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2018


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=856
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Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
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