EDILSON MARINO CANALLE
Ludimar Pegoraro
1. Educação .2 Práticas Pedagógicas.3. Salas de Aula Inteligente.4. Tecnologia da Informação e da Comunicação I. Pegoraro, Ludimar. II. TITULO.
O presente trabalho é constituído de estudos bibliográficos e de campo sobre o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em escolas públicas municipais de Curitibanos Santa Catarina. O estudo tem origem na experiência de utilização das salas de aula inteligente como procedimento metodológico de ensino. Envolve desde sua concepção, os procedimentos e recursos disponibilizados em sua estrutura. Também se considera quais características específicas devem ter os professores para a utilização das salas de aula inteligente, além da sua formação acadêmica. O trabalho tem como objetivo principal analisar o uso das TICs e qual a importância prática das salas de aula inteligente nas escolas municipais de Curitibanos no estado de Santa Catarina. Para dar conta das análises os objetivos específicos se convertem nos capítulos do trabalho, onde o primeiro capítulo nos leva as tecnologias envolvendo conceito das TICs e como são utilizadas, também nos remete a conceitos sobre práticas pedagógicas. O segundo define o que são salas de aula inteligente destacando a estrutura e tecnologias utilizadas. O terceiro capítulo apresenta os caminhos metodológicos seguidos para o desenvolvimento da pesquisa e no quarto capitulo são apresentados os resultados do estudo de campo realizado em instituições que utilizam as salas de aula inteligente. É possível considerar que as salas de aula inteligente são importantes para o processo de aprendizagem, mas não são suficientes para dar conta de todos os aspectos da aprendizagem, entretanto, é possível perceber que o envolvimento de todos, diretores, professores e alunos com o uso das tecnologias podem ser um procedimento importante, gerador de expectativas que podem se reverter em momentos respeitáveis de aprendizagem. Palavras-Chave: Educação. Práticas Pedagógicas. Salas de Aula Inteligente. Tecnologia da Informação e da Comunicação.
Não Informado
2019
Não Informado