Título da Dissertação:

O ORA COMO REFERENCIAL INOVADOR PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I


Autores:

GLAUCIA NOGARA


Orientadores:

Dra. Vera Lúcia Simão – PPGEB/UNIARP (Presidente da Banca/Orientadora)


Palavras-Chave:

Formação de professores. Estratégia didática. ORA. Transdisciplinaridade. Ecoformação


Resumo:

Através desta pesquisa destacamos a possibilidade de uma formação continuada de professores, a partir do referencial inovador ORA, comprometido com a articulação do currículo com a realidade e a aproximação teórico-prática, além de beneficiar os estudantes que participarão de atividades inovadoras, cuja ênfase reside na educação a partir da vida e para a vida. Nessa direção, buscamos investigar Quais as contribuições do ORA como referencial inovador para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I? Objetivou-se em elaborar um itinerário com estratégias didáticas inovadoras a partir do ORA, norteado pelos pressupostos teóricos e metodológicos da transdisciplinaridade e ecoformação. Tendo como objetivos específicos: a) conhecer as estratégias didáticas utilizadas pelos professores que atuam Ensino Fundamental I; b) identificar junto aos estudantes egressos da escola investigada, estratégias didáticas utilizadas que contribuíram para a vida e a partir da vida; c) analisar em forma de episódios estratégias didáticas desenvolvidas e documentadas pela pesquisadora. Metodologicamente, o estudo se caracterizou por uma pesquisa participante apoiada pela abordagem qualitativa. Foram gerados dados por meio de observação participante, análise documental, levantamento a partir de pesquisas precedentes sobre contribuições e estudos de estratégias didáticas inovadoras para o planejamento pedagógico; questionário, a fim de conhecer as estratégias didáticas utilizadas pelos professores que atuam no Ensino Fundamental I; grupo focal junto aos estudantes egressos da escola investigada, a fim de identificar estratégias didáticas utilizadas que contribuíram para a vida e a partir da vida; análise de episódios das estratégias didáticas desenvolvidas e documentadas pela pesquisadora. Desta forma, destacamos a importância do caderno digital, produto educacional resultante desta pesquisa, a ser utilizado em formação continuada de professores do Ensino Fundamental I, contendo um itinerário com estratégias didáticas inovadoras a partir do ORA, norteado pelos pressupostos teóricos e metodológicos da transdisciplinaridade e ecoformação. Palavras-chave: Formação de professores. Estratégia didática. ORA. Transdisciplinaridade. Ecoformação


Abstract:

Through this research, we highlight the possibility of continuing teacher education, based on the innovative ORA framework, committed to articulating the curriculum with reality and theoretical-practical approximation, in addition to benefiting students who will participate in innovative activities, whose emphasis resides in education from life and for life. In this direction, we seek to investigate What are the contributions of the ORA as an innovative reference for the continuing education of elementary school teachers? The objective was to develop an itinerary with innovative didactic strategies based on the ORA, guided by the theoretical and methodological assumptions of trans disciplinarity and eco-training. Having as specific objectives: a) to know the didactic strategies used by teachers who work in Elementary School I; b) identify, with students who graduated from the investigated school, teaching strategies used that contributed to life and from life onwards; c) analyze, in the form of episodes, didactic strategies developed and documented by the researcher. Methodologically, the study was characterized by participatory research supported by a qualitative approach. Data were generated through participant observation, document analysis, survey from previous research on contributions and studies of innovative teaching strategies for pedagogical planning; questionnaire, in order to know the didactic strategies used by teachers who work in Elementary School I; focus group with students who graduated from the school investigated, in order to identify teaching strategies used that contributed to life and from life; analysis of episodes of teaching strategies developed and documented by the researcher. In this way, we highlight the importance of the digital notebook, educational product resulting from this research, to be used in the continuing education of Elementary School I teachers, containing an itinerary with innovative didactic strategies based on the ORA, guided by the theoretical and methodological assumptions of transdisciplinary and ecoformation. Keywords: Teacher training. Didactic Strategy. NOW. Transdisciplinarity. Ecoformation


Ano:

2021


Páginas:

119


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2799
PDF:
Download

Indexado em: agosto 22, 2022
Cursos Associados:
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação