Título da Dissertação:

O OBSERVAR, REFLETIR E APLICAR: DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE BEBÊS


Autores:

CINTIA LUIZA LEUTHÄUSER


Orientadores:

Dra. Vera Lúcia Simão – PPGEB/UNIARP (Presidente da Banca/ Orientadora) )


Palavras-Chave:

ORA. Práticas Pedagógicas com Bebês. Autonomia. Criatividade. Ecoformação


Resumo:

Esta pesquisa tem como atributo mobilizador demandas de professores e professoras de bebês que atuam nas turmas de berçário das instituições de educação infantil no município de Massaranduba /SC, o que propõe como objetivo geral, investigar as contribuições da prática pedagógica a partir do ORA no desenvolvimento da autonomia de bebês de 0 a 18 meses de idade. O ambiente da pesquisa se deu no Centro de Educação Infantil (CEI) Hulda Cardoso, localizado na área central do município de Massaranduba, Santa Catarina/Brasil no qual a pesquisadora atua como professora de bebês, utilizando-se da sua própria prática pedagógica como forma de compartilhar experiências e possibilidades. A pesquisa traz o referencial inovador de ensino ORA - Observar, Refletir, Aplicar de Torre (1997) como caminho pedagógico aplicado ao longo do processo de desenvolvimento da autonomia de bebês, somado aos pressupostos da criatividade e da ecoformação. O embasamento teórico traz autores como Galvani (2002), Barbosa (2010), Pujol Maura (2007), Pinotti (2007); Fochi (2015), Coutinho (2017); Nóvoa (2017); Zwierewicz; Simão; Silva (2019), Torre; Zwierewicz; Torre (2019), além de documentos oficiais que regem e educação infantil brasileira. Foram analisadas pesquisas que abordam práticas pedagógicas com bebês para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da ecoformação, coletados nos repositórios do Google Acadêmico e no Portal de Periódicos CAPES/MEC. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica apoiada na pesquisa documental e com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu a partir de práticas pedagógicas registradas em diário de aula e fotos da própria pesquisadora, compreendidos entre o período de 2017 a 2019 e organizadas em forma de episódios para fins de análise. As categorias para análise de dados consistiram na autonomia, na criatividade, na ecoformação. Como resultado dessa pesquisa espera-se contribuir de forma efetiva a partir de práticas pedagógicas para o desenvolvimento da autonomia de bebês como fator fundamental para o desenvolvimento humano, bem como o produto educacional em formato de livro digital de práticas pedagógicas para o desenvolvimento da autonomia de bebês, norteado pelo ORA e a partir dos pressupostos da criatividade e da ecoformação. Palavras-chave: ORA. Práticas Pedagógicas com Bebês. Autonomia. Criatividade. Ecoformação


Abstract:

This research has as a mobilizing attribute the demands of teachers and teachers of babies who work in nursery classes of early childhood education institutions in the city of Massaranduba / SC, which proposes, as a general objective, to investigate the contributions of pedagogical practice from the ORA in the development of autonomy of babies from 0 to 18 months of age. The research environment took place at the Child Education Center (CEI) Hulda Cardoso, located in the central area of the city of Massaranduba, Santa Catarina/Brazil, in which the researcher works as a teacher of babies, using her own pedagogical practice as a way of to share experiences and possibilities. The research brings the innovative teaching framework ORA - Observe, Reflect, Apply by Torre (1997) as a pedagogical path applied throughout the process of developing babies' autonomy, added to the assumptions of creativity and ecotraining. The theoretical basis brings authors such as Galvani (2002), Barbosa (2010), Pujol Maura (2007), Pinotti (2007); Fochi (2015), Coutinho (2017); Novaa (2017); Zwierewicz; Simon; Silva (2019), Torre; Zwierewicz; Torre (2019), in addition to official documents governing Brazilian early childhood education. Researches that address pedagogical practices with babies for the development of autonomy, creativity and ecotraining were analyzed, collected in the repositories of Google Academic and the Portal de Periódicos CAPES/MEC. Methodologically, this research is characterized by a bibliographical research supported by documental research and with a qualitative approach. Data collection was based on pedagogical practices recorded in a class diary and photos of the researcher herself, comprised between the period 2017 to 2019 and organized in the form of episodes for analysis purposes. The categories for data analysis consisted of autonomy, creativity, eco-training. As a result of this research, it is expected to effectively contribute from pedagogical practices to the development of babies' autonomy as a fundamental factor for human development, as well as the educational product in digital book format of pedagogical practices for the development of the autonomy of babies, guided by the ORA and based on the assumptions of creativity and eco-training. Keywords: ORA. Pedagogical Practices with Babies. Autonomy. Creativity. Ecoformation


Ano:

2021


Páginas:

115


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2794
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Indexado em: agosto 22, 2022
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