ALESSANDRA KRAUSS WIECZORKIEVICZ
Joel Haroldo Baade
1. Potencialidades .2. Professores de Sociologia. .3. Dificuldades. 4. Ensino de Sociologia .5. Coordenadoria Regional de Educação de Canoinhas I. Baade, Joel Haroldo. II. TITULO.
Este estudo constitui-se na dissertação de mestrado em Desenvolvimento e Sociedade para o qual se elegeu como objeto de pesquisa: a disciplina de Sociologia da Coordenadoria Regional de Educação de Canoinhas/SC e suas contribuições na formação cidadã dos alunos de ensino médio. Nessa direção, com as mudanças ocorridas na evolução histórica, cultural e social da humanidade muitos paradigmas foram rompidos e na área educacional não é diferente. Desse modo, a educação é fundamental no processo da construção de uma sociedade desenvolvida, igualitária e cidadã, que inicia pela socialização dos alunos em âmbito escolar. Pode-se destacar, nesse processo de construção da sociedade, por intermédio da instituição escolar, a contribuição da Sociologia, disciplina pertencente a grade do ensino médio, que apresenta como viés, a formação cidadã e integral do ser humano para a vivência em sociedade. Desse modo, buscou-se pesquisar a contribuiçao do conhecimento sociológico, na formação cidadã, levando à formulação do seguinte problema de pesquisa: em que medida as aulas de Sociologia, das escolas da Coordenadoria Regional da Educação de Canoinhas/SC, estão colaborando com a formação cidadã de seus alunos, do ponto de vista dos professores. A relevância do tema está em observar as potencialidades e dificuldades existentes no processo de ensino em Sociologia, na construção da formação cidadã dos alunos de ensino médio. No que cabe aos objetivos da dissertação, destacam-se: analisar potencialidades e desafios enfrentados por docentes no cotidiano escolar dentro no processo de ensino na disciplina de Sociologia da Coordenadoria Regional da Educação de Canoinhas/SC com vistas à formação da cidadania; estudar conceitos sociológicos e históricos em torno do processo da inserção da disciplina de Sociologia no ensino médio; conhecer a formação dos docentes atuantes em sala de aula; demostrar a importância do conhecimento sociológico para a formação cidadã por intermédio da atuação dos docentes. Como suporte teórico, a pesquisa alicerça-se nos seguintes pesquisadores: Giddens, Sell, Durkheim, Marx, Weber, Freitas e França, Rêses, Sarandy, Santos, Moraes, Queiroz, Zotti, Caridá, Mota, Bauman, Caragnato,Cordeiro, Costa, Libâneo, Jinkings, Russczyk. Leitão, Silva, Vicente, Raizer, Bodart, Silva, Alvarenga, Giordani, Japiassu, Sommermon, Gusmão, Marconi e Mocelin. Em relação à metodologia do trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa. A análise iniciou-se com pesquisas bibliográficas e foi seguida da pesquisa de campo, com aplicação de questionários semi-estruturados a professores da disciplina de sociologia das 19 escolas estaduais da Coordenadoria Regional da Educação de Canoinhas. Destaca-se que as aulas de Sociologia da Coordenadoria Regional de Educação de Canoinhas/SC estão colaborando com a formação cidadã, destacando as potencialidades no conhecimento sociológico. Dentre as potencialidades pode-se destacar: a formação do pensamento crítico, entendimento da sociedade e formação cidadã. Já entre as dificuldades destacam-se: deficiências na formação, dedicação exclusiva à Sociologia, falta de materiais, pouca valorização do professor, falta de interesse dos alunos, instabilidade profissional, posição periférica da Sociologia e outras disciplinas na BNNC. Concluise que as aulas de Sociologia possuem papel determinante na formação dos alunos, especialmente com vistas à educação para a cidadania. A Sociologia, vem colaborando com essa formação e transformação social, através dos rompimentos dos paradigmas e na conquista de uma sociedade melhor. Porém, para que sua efetiva atuação aconteça na plenitude, novas posturas devem ser tomadas pelo Estado Catarinense, por alguns professores e demais sujeitos na sociedade. Deve-se especialmente pensar na potencialização dos aspectos positivos e estabelecimento de estratégias e políticas que promovam a superação das dificuldades encontradas, sendo desde o Estado até os docentes de forma individual e coletiva, possuem responsabilidades.
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2020
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