Título da Dissertação:

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CANOINHAS/SC


Autores:

ALESSANDRA KRAUSS WIECZORKIEVICZ


Orientadores:

Joel Haroldo Baade


Palavras-Chave:

1. Potencialidades .2. Professores de Sociologia. .3. Dificuldades. 4. Ensino de Sociologia .5. Coordenadoria Regional de Educação de Canoinhas I. Baade, Joel Haroldo. II. TITULO.


Resumo:

Este estudo constitui-se na dissertação de mestrado em Desenvolvimento e Sociedade para o qual se elegeu como objeto de pesquisa: a disciplina de Sociologia da Coordenadoria Regional de Educação de Canoinhas/SC e suas contribuições na formação cidadã dos alunos de ensino médio. Nessa direção, com as mudanças ocorridas na evolução histórica, cultural e social da humanidade muitos paradigmas foram rompidos e na área educacional não é diferente. Desse modo, a educação é fundamental no processo da construção de uma sociedade desenvolvida, igualitária e cidadã, que inicia pela socialização dos alunos em âmbito escolar. Pode-se destacar, nesse processo de construção da sociedade, por intermédio da instituição escolar, a contribuição da Sociologia, disciplina pertencente a grade do ensino médio, que apresenta como viés, a formação cidadã e integral do ser humano para a vivência em sociedade. Desse modo, buscou-se pesquisar a contribuiçao do conhecimento sociológico, na formação cidadã, levando à formulação do seguinte problema de pesquisa: em que medida as aulas de Sociologia, das escolas da Coordenadoria Regional da Educação de Canoinhas/SC, estão colaborando com a formação cidadã de seus alunos, do ponto de vista dos professores. A relevância do tema está em observar as potencialidades e dificuldades existentes no processo de ensino em Sociologia, na construção da formação cidadã dos alunos de ensino médio. No que cabe aos objetivos da dissertação, destacam-se: analisar potencialidades e desafios enfrentados por docentes no cotidiano escolar dentro no processo de ensino na disciplina de Sociologia da Coordenadoria Regional da Educação de Canoinhas/SC com vistas à formação da cidadania; estudar conceitos sociológicos e históricos em torno do processo da inserção da disciplina de Sociologia no ensino médio; conhecer a formação dos docentes atuantes em sala de aula; demostrar a importância do conhecimento sociológico para a formação cidadã por intermédio da atuação dos docentes. Como suporte teórico, a pesquisa alicerça-se nos seguintes pesquisadores: Giddens, Sell, Durkheim, Marx, Weber, Freitas e França, Rêses, Sarandy, Santos, Moraes, Queiroz, Zotti, Caridá, Mota, Bauman, Caragnato,Cordeiro, Costa, Libâneo, Jinkings, Russczyk. Leitão, Silva, Vicente, Raizer, Bodart, Silva, Alvarenga, Giordani, Japiassu, Sommermon, Gusmão, Marconi e Mocelin. Em relação à metodologia do trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa. A análise iniciou-se com pesquisas bibliográficas e foi seguida da pesquisa de campo, com aplicação de questionários semi-estruturados a professores da disciplina de sociologia das 19 escolas estaduais da Coordenadoria Regional da Educação de Canoinhas. Destaca-se que as aulas de Sociologia da Coordenadoria Regional de Educação de Canoinhas/SC estão colaborando com a formação cidadã, destacando as potencialidades no conhecimento sociológico. Dentre as potencialidades pode-se destacar: a formação do pensamento crítico, entendimento da sociedade e formação cidadã. Já entre as dificuldades destacam-se: deficiências na formação, dedicação exclusiva à Sociologia, falta de materiais, pouca valorização do professor, falta de interesse dos alunos, instabilidade profissional, posição periférica da Sociologia e outras disciplinas na BNNC. Concluise que as aulas de Sociologia possuem papel determinante na formação dos alunos, especialmente com vistas à educação para a cidadania. A Sociologia, vem colaborando com essa formação e transformação social, através dos rompimentos dos paradigmas e na conquista de uma sociedade melhor. Porém, para que sua efetiva atuação aconteça na plenitude, novas posturas devem ser tomadas pelo Estado Catarinense, por alguns professores e demais sujeitos na sociedade. Deve-se especialmente pensar na potencialização dos aspectos positivos e estabelecimento de estratégias e políticas que promovam a superação das dificuldades encontradas, sendo desde o Estado até os docentes de forma individual e coletiva, possuem responsabilidades.


Abstract:

Não Informado


Ano:

2020


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=915
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Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
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