Título da Dissertação:

O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM COM OS PRINCÍPIOS DE REGGIO EMILIA


Autores:

ZENAIDE DA ROCHA FRAGATA MIRANDA


Orientadores:

Profa. Dra. Márcia de Souza Lehmkuhl


Palavras-Chave:

Comunidade de Aprendizagem. Surdez. LIBRAS. Educação infantil. Reggio Emilia.


Resumo:

Este estudo tem por objetivo elaborar uma proposta de ensino de Libras para a comunidade educacional que atua na Educação Infantil fundamentado em comunidade de aprendizagem articulada aos princípios pedagógicos italiana Reggio Emilia. Utilizou-se como procedimento metodológico o levantamento da produção acadêmica no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com um recorte temporal de 2005 e 2021. Referente a Comunidade de Aprendizagem foram encontradas 9 Dissertações de Mestrado e duas Teses de Doutorado. Relacionado ao tema Libras na Educação Infantil foram encontradas 4 Dissertações e referente a “Educação Infantil” “Ensino de Libras foram encontradas 6 Dissertações e 1 Tese. Conclui-se a partir das bases teóricas da proposta de Comunidades de Aprendizagem, sobretudo, fundamentada no princípio de igualdade de diferenças, seja possível uma educação que respeite e valorize a diversidade, possibilitando o diálogo entre as diferenças: étnicas, raciais, classe, cultura, gênero, da pessoa com deficiência, na qual se inclui a surdez. Para pensar uma proposta de ensino de Libras desde tenra idade, em uma comunidade de aprendizagem buscamos os princípios da proposta pedagógica de Reggio Emília, entendo que esta proposta corrobora no entendimento da importância da participação da comunidade escolar.


Abstract:

This study aims to develop a proposal for teaching Libras for the educational community that works in Early Childhood Education based on a learning community articulated to the Italian pedagogical principles Reggio Emilia. As a methodological procedure, the survey of academic production in the Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) was used, with a time frame of 2005 and 2021. Regarding the Learning Community, 9 Master's Dissertations were found and two Doctoral Theses. Related to the theme Libras in Early Childhood Education, 4 Dissertations were found and referring to “Child Education” “Teaching Libras, 6 Dissertations and 1 Thesis were found. It is concluded from the theoretical bases of the Learning Communities proposal, above all, based on the principle of equality of differences, that an education that respects and values diversity is possible, enabling dialogue between differences: ethnic, racial, class, culture , gender, of the person with a disability, which includes deafness. To think about a proposal for teaching Libras from an early age, in a learning community we seek the principles of the pedagogical proposal of Reggio Emília, I understand that this proposal corroborates the understanding of the importance of the participation of the school community.


Ano:

2021


Páginas:

119


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2773
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Indexado em: agosto 22, 2022
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