Gilda Maria Botão Ayres
KLEBER PRADO FILHO
1. Processo Criativo. 2. Projeto Arquitetônico. 3. Desenho Projetivo. I. Título.
O desenho é uma ferramenta que, através de um método de ensino, explora o potencial criativo do indivíduo. A criatividade está relacionada com a busca de novas soluções, com a criação de outras formas que possibilitem inovar. A pesquisa com as disciplinas de Projeto Arquitetônico I e II é uma abordagem necessária para entender o processo criativo no período base da formação do arquiteto. A dissertação tem como objetivo analisar os procedimentos e o processo inicial de desenvolvimento da criatividade dos acadêmicos através do desenho como ferramenta fundamental. E, a partir de uma metodologia exploratória e de cunho qualitativo, produzir conhecimento relativo ao desenvolvimento da criatividade, por meio da observação do pesquisador, no decorrer das disciplinas. A aplicação do questionário como preparação para a entrevista, sem gerar surpresas. Responderam ao questionário 16 acadêmicos e desses, 4 foram entrevistados, todos acadêmicos matriculados no terceiro e quarto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniguaçu. Através da análise de conteúdo das entrevistas, foi possível compreender que o processo criativo está relacionado ao processo cognitivo e à personalidade do acadêmico. Fatores como motivação, interação social em ambiente de convívio, tanto com colegas de sala de aula como familiares e amigos foram influenciadores nas estratégias para a "explosão de ideias".
Não Informado
2019
Não Informado