Título da Dissertação:

O DESENHO COMO FERRAMENTA PARA A CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DOS ARQUITETOS: UMA ABORDAGEM SOBRE O PROCESSO INICIAL DA ARQUITETURA PROJETUAL POR MEIO DAS DISCIPLINAS DE PROJETO ARQUITETÔNICO I E II.


Autores:

Gilda Maria Botão Ayres


Orientadores:

KLEBER PRADO FILHO


Palavras-Chave:

1. Processo Criativo. 2. Projeto Arquitetônico. 3. Desenho Projetivo. I. Título.


Resumo:

O desenho é uma ferramenta que, através de um método de ensino, explora o potencial criativo do indivíduo. A criatividade está relacionada com a busca de novas soluções, com a criação de outras formas que possibilitem inovar. A pesquisa com as disciplinas de Projeto Arquitetônico I e II é uma abordagem necessária para entender o processo criativo no período base da formação do arquiteto. A dissertação tem como objetivo analisar os procedimentos e o processo inicial de desenvolvimento da criatividade dos acadêmicos através do desenho como ferramenta fundamental. E, a partir de uma metodologia exploratória e de cunho qualitativo, produzir conhecimento relativo ao desenvolvimento da criatividade, por meio da observação do pesquisador, no decorrer das disciplinas. A aplicação do questionário como preparação para a entrevista, sem gerar surpresas. Responderam ao questionário 16 acadêmicos e desses, 4 foram entrevistados, todos acadêmicos matriculados no terceiro e quarto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniguaçu. Através da análise de conteúdo das entrevistas, foi possível compreender que o processo criativo está relacionado ao processo cognitivo e à personalidade do acadêmico. Fatores como motivação, interação social em ambiente de convívio, tanto com colegas de sala de aula como familiares e amigos foram influenciadores nas estratégias para a "explosão de ideias".


Abstract:

Não Informado


Ano:

2019


Páginas:

Não Informado


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=909
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Indexado em: maio 26, 2021
Cursos Associados: Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade
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