Título da Dissertação:

MEMÓRIAS DO MUNICÍPIO DE MACIEIRA: PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA


Autores:

CRISTINA LAZZAROTTI


Orientadores:

Dra. Marlene Zwierewicz – PPGEB – UNIARP (Presidente da Banca/ Orientadora)


Palavras-Chave:

1História. Memória, 2. Ensino Fundamental, 3. Macieira.


Resumo:

A história de cada época, de cada local e de cada povo deixa resquícios que a perpetuam. Os registros são formas de transformar esses resquícios em fragmentos históricos, ampliando as condições para compreender a evolução histórica daquilo que representam Uma das formas de evitar o esquecimento da história é registrar o que se acessa ao ativar a memória de personagens que a vivenciaram, além de recorrer à análise de documentos, imagens e objetos utilizados no passado. Em função da relevância de acessar a memória daqueles que vivenciaram momentos determinantes na constituição de uma cidade, esta pesquisa teve como objetivo produzir um material didático em forma de histórias em quadrinhos composto por fragmentos de memórias da população local e da análise de acervo museológico sobre Macieira, Santa Catarina, compondo um produto educacional para a preservação e a difusão da história do município no Ensino Fundamental. Por meio de um estudo documental e exploratório, apoiado pela abordagem qualitativa, recorreu-se a objetos, imagens, documentos e personagens ativos da comunidade a fim de registrar história do município a partir de uma análise historiográfica aberta às experiências humanas e às transformações sociais. A pesquisa contou com a participação de dez moradores da comunidade, todos com idade superior a 70 (setenta) anos, e 12 (doze) estudantes matriculados na turma de 9º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 13 (treze) e 14 (quatorze) anos. Coletaram-se os dados por meio de um roteiro para análise documental e um roteiro de entrevista estruturada. O acervo museológico e as memórias acessadas nas rodas de conversa evidenciaram fragmentos de uma história pregressa, sendo reconstituídos dados e fatos do período de formação da Vila Paiol e seu desenvolvimento até a emancipação política-administrativa e a decorrente transformação no município de Macieira. Os utensílios domésticos, as ferramentas utilizadas no trabalho agrícola e outros objetos que compõem o acervo do Museu Municipal constituem registros do passado e exerceram um papel determinante para ativar a memória dos moradores sobre a chegada à comunidade, os modos de vida, as dificuldades, a luta pela emancipação e as diferenças entre a realidade daquela época e da atual. Durante a realização do estudo, a participação dos estudantes na coleta de dados fez-se fundamental para elaboração da história em quadrinhos proposta por esta pesquisa. Como produto educacional, o material produzido ultrapassa o valor didático para preservar as memórias dos moradores sobre nove décadas e evidenciar a valorização de jovens que se dedicaram à coleta de dados e à elaboração do material didático preparado para contribuir com a Educação Básica e com moradores ou visitantes de Macieira interessados na história da cidade. Palavras-chave: História. Memória. Ensino Fundamental. Macieira


Abstract:

The history of each epoch, each place, and each people leaves traces that perpetuate it. Records are ways of transforming these vestiges into fragments that can help understand the historical evolution of what they represent. One of the ways to avoid forgetting history is to record that which is accessed by activating the memory of the characters that experienced it, besides analyzing documents, images, and objects used in the past. Due to the relevance of accessing the memory of those who experienced decisive moments in the constitution of a city, this research aimed to produce a didactic material in the form of comic books, using fragments of the local population's memories and the analysis of the museum collection on the city of Macieira, Santa Catarina, in southern Brazil, creating an educational product for preserving and disseminating the municipality's history in Elementary Education. Through a documental and exploratory study, supported by a qualitative approach, objects, images, documents and active characters from the community were used to record the municipality's history from a historiographic analysis open to human experiences and social changes. The research involved the participation of ten community residents, all of them over 70 years old, and 12 students enrolled in the 9th grade class of the elementary school, between 13 and 14 years old and. The data was collected using a question guide for documentary analysis, and a structured interview script. The museum´s collection and the memories accessed in the conversations showed fragments of earlier history, recovering information and facts from the settlement of Vila Paiol and its development until the political-administrative emancipation and the resulting transformation into the city of Macieira. Household items, tools used in agricultural work and other objects that are part of the municipal museum's collection are records of the past and played a decisive role in activating the memory of residents about the arrival to the community, the ways of life, the difficulties, the struggle for emancipation and differences between the reality of that time and the present. During the study, the participation of the students in the data collection was fundamental to create the comic book proposed by this research. As an educational product, the produced material exceeds the didactic value to preserve nine decades of residents’ memories, and highlight the value of young people who have dedicated themselves to data collection and preparation of the didactic material that was created to contribute to the Basic Education, and the residents and visitors interested in the history of the city. Keywords: History. Memory. Elementary School. Macieira


Ano:

2019


Páginas:

63


https://acervo.uniarp.edu.br/?p=2793
PDF:
Download

Indexado em: agosto 22, 2022
Cursos Associados:
Tags Associadas: Nenhuma Tag associada a publicação